Seguir com hábitos saudáveis ao longo de toda a vida são essenciais para as mulheres que buscam longevidade, afinal, para atingir esse tipo de objetivo é necessário agir preventivamente e não de forma reacionária. Assim, quando falamos de hábitos saudáveis não estamos querendo dizer apenas sobre a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o organismo.

Falamos também da necessidade das visitas frequentes ao médico com o intuito de monitorar o funcionamento de todos os sistemas (reprodutor, respiratório, digestivo, etc.), a fim de saber se, por exemplo, há a deficiência de alguma vitamina e como andam os órgãos e outras estruturas corporais, com o intuito de prevenir possíveis doenças ou distúrbios e, nos casos positivos, tratá-los a tempo de não se agravarem.

Na infância os exames de check-up são os mesmos para meninos e meninas, entretanto, no caso delas, os exames preventivos devem ser feitos logo após o primeiro ciclo menstrual e seguir por toda a vida, inclusive, depois da menopausa, quando, por exemplo, algumas doenças do coração são duas a três vezes mais incidentes do que em mulheres que possuem a mesma idade e ainda não entraram na menopausa.

De qualquer maneira, os exames de check-up se fazem necessários durante toda a vida das mulheres, mas são ainda mais essenciais para manter a saúde de mulheres que já atingiram a terceira idade, uma vez que nessa idade, o corpo já não funciona com a mesma facilidade de antes e, por isso, exige atenção redobrada e acompanhamento médico constante.

Sendo assim, além das doenças cardiovasculares, os exames de check-up ajudam no diagnóstico precoce de muitas outras doenças, incluindo aquelas mais frequentes entre o público feminino, alguns exemplos são a síndrome dos ovários policísticos (SOP), osteoporose, diabetes, distúrbios na tireoide, doenças renais, hepáticas, urinárias, entre outras.

Contudo, com o trabalho conjunto dos exames de check-up mais a assistência médica devida e o empenho da paciente, é possível não só prevenir essas e outras doenças, mas também ter mais garantia de uma vida duradoura, feliz, saudável e com qualidade.

Nós, da Gerardo Trindade, possuímos pacotes de exames montados de acordo com os possíveis perfis de clientes, baseando-nos em idade, sexo e condição clínica. Trouxemos aqui, nossos combos de check-up para mulheres:

BÁSICO PLUS: Indicado para mulheres que possuem até 40 anos e nenhuma doença pré-diagnosticada, podendo, inclusive, ser feito por crianças. Nesse caso, os exames pré-estabelecidos são: hemograma, glicose jejum, colesterol total e frações, triglicérides, uréia, creatinina, TGO, TGP, GGT, ácido úrico, TSH, T4 livre, Vitamina D, urina rotina (EAS), pesquisa de sangue oculto nas fezes.

FEMININO PREMIUM: É o pacote para as mulheres que possuem mais de 40 anos, estando na pré-menopausa ou na menopausa. Os exames inclusos neste pacote são: check-up básico plus + LH, FSH, estradiol, progesterona, CA125.

FEMININO MASTER: É o planejado para mulheres com idade a partir de 60 anos. Os exames indicados neste caso são: check-up feminino premium + vitamina B12, ácido fólico, sódio, potássio, cloretos, magnésio, zinco, fósforo, cálcio, cálcio iônico, PTH.

GESTANTE: Esse é o pacote feito especialmente para as mulheres que estão grávidas. Sua regularidade deve ser realizada conforme a solicitação do médico. Os exames pré-estabelecidos são: hemograma, ferro, ferritina, ácido fólico, vitamina B12, grupo sanguíneo/fator Rh, glicose jejum, Teste de tolerância oral à glicose, uréia, creatinina ,Vitamina D, rubéola IgG e IgM,toxoplasmose IgG e IgM, citomegalovírus IgG e IgM, HCV, anti, HBsAg, VDRL, urina rotina (EAS), urocultura.

Por fim, ressaltamos o quanto é essencial para cuidar da saúde das mulheres de forma preventiva, a ida ao consultório médico com a frequência adequada e a realização anual dos exames clínicos e de check-up, que contribuem significativamente para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar, sobretudo para as mulheres que atingiram a terceira idade, que estão grávidas ou que possuem alguma doença crônica, como diabetes ou hipertensão.

Mulher, lembre-se que você sempre contar com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde! Clique aqui para entrar em contato pelo Whatsapp e agendar seus exames!