Você já descartou seus medicamentos de maneira inadequada, como no lixo comum ou na privada, por não saber o que fazer com eles? Essa atitude prejudica a todos: meio ambiente (água, solo e animais), além de nós mesmos. 

O medicamento que é descartado no lixo comum, por exemplo, vai direto para o aterro sanitário. Lá, ele é transformado em chorume, um líquido que sobra da decomposição do lixo. Esse líquido, por sua vez, é absorvido pelo solo e contamina o lençol freático –  isso compromete tudo: os rios, as plantas, os animais e, claro, os seres humanos. 

Os medicamentos que são jogados na privada, por sua vez, alcançam a rede de esgoto e daí vão diretamente para o rio onde o esgoto é despejado.

Já no rio, os medicamentos descartados de forma errada contaminam as plantas e os peixes. Quando o peixe é comido, a cadeia de contaminação é finalizada no homem.

Os antibióticos descartados, por exemplo, contribuem para o surgimento de bactérias multirresistentes, tipos de microrganismos que possuem a capacidade de resistir aos efeitos dos antibióticos conhecidos. Já os hormônios, como anticoncepcionais, podem causar amadurecimento sexual precoce nas crianças, além de estarem associados ao surgimento de alguns tipo de câncer.

Como evitar que tudo isso aconteça?

Se cada um fizer a sua parte, juntos, podemos evitar que tudo isso aconteça! Confira abaixo algumas maneiras simples:

– Compre somente a quantidade de medicamento necessária ao tratamento prescrito pelo médico;

– Evite a automedicação;

– Repasse o que restou dos medicamentos, se eles estiverem dentro do prazo de validade, a um postinho de saúde;

– Não jogue, em hipótese alguma, os medicamentos no lixo doméstico ou na privada;

– Realize o descarte adequado!

O Laboratório Gerardo Trindade disponibiliza um coletor especial para o recolhimento de medicamentos vencidos. Traga já o seu e contribua para um mundo melhor!