Quando você arruma seu prato, seja no café da manhã, almoço, lanche ou jantar, você costuma refletir sobre o tipo de alimentação que você possui? Essa resposta diz muito sobre a sua relação com a alimentação e a nutrição!

Uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva é aquela que oferece exatamente o que o nosso corpo precisa, nem mais nem menos. Por isso é preciso ingerir macro e micronutrientes de forma que o organismo funcione da melhor maneira possível e não apenas fique livre de doenças. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.”

Os macronutrientes

São alimentos que fornecem grande quantidade de energia e, por isso, o corpo precisa deles em grandes quantidades: água, carboidratos, gorduras e proteínas. 

Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo. A ingestão de carboidratos evita que as proteínas dos tecidos sejam usadas para o fornecimento de energia. Quando isso ocorre, há comprometimento do crescimento e reparo dos tecidos, que são as funções importantes das proteínas.

As gorduras ou lipídeos são os principais fornecedores de energia, além dos carboidratos. Também são responsáveis por proteger os órgãos contra lesões, manter a temperatura do corpo, ajudar na absorção de algumas vitaminas ( A, D, E e K) e produzir uma sensação de saciedade depois das refeições. Elas podem ser tanto de origem animal quanto vegetal. As de origem animal geralmente são sólidas e as de origem vegetal são líquidas.

E o colesterol? Ele não é um tipo de gordura, como muitos acreditam, mas sim um composto parecido com esse nutriente e que participa de vários processos orgânicos envolvendo os lipídeos. Conhecido como um vilão, o colesterol tem, na verdade, importantes funções, como estruturação das células, formação de hormônios e de vitamina D. O colesterol só é prejudicial quando ingerido em excesso, acumulando-se no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

As proteínas, por sua vez, são imprescindíveis para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo, além de fazerem parte da composição dos anticorpos do sistema imunológico e participarem ativamente de inúmeros processos metabólicos. Quando necessário, as proteínas são convertidas em glicose para fornecer energia.

Os micronutrientes 

São alimentos que facilitam as reações químicas que ocorrem no corpo. As vitaminas, por exemplo, são essenciais para o funcionamento do metabolismo e também para regular a função celular. 

As vitaminas são essenciais para ajudar as proteínas a construir e/ou manter os tecidos e os processos metabólicos. O excesso de vitaminas é eliminado pelas fezes ou urina. Assim, se passamos por longos períodos de alimentação incorreta certamente vamos apresentar carências de vitaminas e minerais.

As melhores fontes alimentares são aquelas nas quais os minerais estão presentes em maior quantidade e são melhor absorvidos pelo organismo.

O Ministério da Saúde disponibiliza alguns materiais muito interessantes sobre alimentação saudável, vale a pena consultá-los!

Quanto mais colorido e variado for seu prato, mais nutritivo ele será! Então que tal mudar a sua relação com os alimentos e caprichar nas escolhas? 

Vale lembrar que a suplementação nutricional só deve ser feita sob orientação de um nutricionista ou médico. Isso porque o excesso de alguns nutrientes é eliminado na urina ou nas fezes, mas outros podem ficar acumulados e serem tóxicos ao organismo. A alimentação desequilibrada pode levar ao aparecimento de carências nutricionais. Mantenha suas consultas e exames em dia, conte com o Gerardo Trindade!

Fonte: Ministério da Saúde