Nada como uma boa noite de sono: quem nunca ouviu essa frase? O sono repõe as energias, revigora o corpo e a mente, regula as funções orgânicas, fortalece o sistema imunológico, consolida a memória e por tudo isso desempenha um papel imprescindível na saúde.

A falta de sono pode causar, além do conhecido cansaço no dia seguinte, fadiga, irritabilidade e lapsos de memória. A principal manifestação dos problemas crônicos é a sonolência diurna exagerada, passando por alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento.

Um sinal que merece atenção é o ronco. Popularmente interpretado como sinal de que a pessoa dorme bem, ele mostra justamente o oposto. Quem ronca está esforçando sua musculatura respiratória para além de seus limites e sobrecarregando o coração de trabalho (Ministério da Saúde).

A indicação é dormir de 6 a 8 horas por dia, mas é claro que isso vai depender de pessoa para pessoa. Nem sempre dormir por muitas horas garante um sono reparador, o ideal é observar se você costuma acordar cansado, se possui dificuldades para pegar no sono ou acorda de hora em hora e assim por diante. 

Algumas dicas são bem-vindas e podem ajudar você a ter uma boa noite de sono sem muito esforço:

• Prepare um ambiente apropriado para o sono. Observe se a iluminação, temperatura, colchão e travesseiros estão adequados;

• Evite ficar no celular, assistir TV ou jogar videogame pelo menos 3 horas antes de ir dormir;

• Evite ir para cama sem sono, essa atitude pode acabar prejudicando seu relaxamento. Ficar tenso para dormir é a pior coisa que você pode fazer pelo seu sono;

• Procure fazer refeições leves à noite e, de preferência, 2 horas antes de dormir; 

• Crie uma rotina: horários regulares colaboram para um bom sono. Por isso, procure dormir e acordar nos mesmos horários. 

• Mesmo que seja difícil, evite pensar nos problemas e tensões do dia a dia: leia um bom livro ou escute uma música relaxante. 

O papel da melatonina

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal por meio da intensidade luminosa, ou seja, é sensível à luz. Isso faz com que a sua produção seja bloqueada na claridade ou durante o dia e, em contrapartida, seja estimulada em ambientes escuros ou à noite. Também conhecida como o hormônio do sono, a melatonina organiza o ciclo diário e identifica quando é dia ou noite para que o corpo se organize e desempenhe suas atividades de acordo com as necessidades de cada período.

Além do sono, a melatonina apresenta efeito antioxidante, anti-inflamatório, desacelera a respiração e a frequência cardíaca, promove a diminuição da temperatura corporal e o relaxamento dos músculos e controla o açúcar e a insulina. 

Caso você tome todas as medidas para ter uma boa noite de sono e não tenha sucesso, mantenha a tranquilidade e procure um médico. Ele irá indicar uma série de exames para avaliar sua saúde de maneira geral, com o objetivo de avaliar se o que está atrapalhando seu sono é físico. Siga as recomendações do seu médico e conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!