Você é daqueles que está sempre em dia com a saúde e se preocupa com o seu coração ou acha que os cuidados com ele são necessários somente na terceira idade? Independente da sua resposta, é imprescindível ficar atento aos hábitos que você vem tendo, porque eles terão repercussões no futuro – positivas ou não.

No imaginário popular é comum que haja uma falsa ideia de que o risco de doenças cardíacas só existe em quem tem histórico familiar. De fato, esse é um fator de risco considerável, mas não é o único. O sedentarismo, tabagismo, sobrepeso, especialmente o excesso de gordura abdominal, estresse, a ansiedade e o estilo de vida acelerado, como é o da maioria das pessoas, também são fatores de risco e devem receber a devida atenção, independente da idade. 

A melhor maneira de não ser surpreendido com alguma doença cardíaca é adotando hábitos saudáveis agorinha, enquanto você lê esse post e pensa de que forma vai se alimentar daqui a pouco ou se vai ou não sair para caminhar mais tarde. Por isso, selecionamos as principais maneiras de ter um coração saudável durante toda vida, olha só:

Parar de ser 8 ou 80

A forma como cada um encontra um caminho para ter mais saúde é muito pessoal, mas esse negócio de mudar de uma hora para outra e mergulhar, sempre com boas intenções, numa rotina completamente avessa à anterior não é uma boa saída. Devagar e sempre, é possível alterar hábitos alimentares, começar a praticar algum tipo de exercício físico, largar o cigarro e evitar o álcool, por exemplo.

Amadurecer o paladar

Comida de verdade é sempre a melhor maneira de nutrir o seu corpo. Calorias vazias, daqueles alimentos cheios de sódio ou açúcar (que aumentam os níveis de glicose) e aditivos químicos não vão ajudá-lo nem agora nem depois, quando alguma surpresa desagradável aparecer. 

Falando em amadurecer o paladar, destacamos um grande inimigo do coração: o colesterol! A alteração no nível do colesterol faz com se formem placas de gorduras nas artérias, o que pode provocar o endurecimento dos vasos (aterosclerose).

Legumes, verduras, frutas, grãos integrais e gorduras boas são os maiores aliados da saúde, mas eles não vão salvá-lo de um dia para o outro. É necessário que eles façam parte verdadeiramente da sua rotina! Abandone a ideia de que tudo que é gostoso faz mal, todos os alimentos de verdade têm sabor e nutrientes essenciais para o organismo, basta caprichar no tempero e variar as receitas. Você vai perceber que tudo é uma questão de amadurecer o paladar e depois não vai aceitar menos do que alimentos de verdade!

Movimentar o corpo

Você pode trabalhar sentado o dia inteiro ou palestrar durante horas em pé, isso não é determinante na saúde. O que será determinante de verdade na saúde do seu coração é se você pratica algum tipo de atividade física e com qual frequência. Movimentar o corpo regularmente melhora a saúde do coração e a dos vasos sanguíneos, além de contribuir para a diminuição da glicose, risco de trombose e inflamação no sangue! O ideal é destinar de 30 a 40 minutinhos por dia para realizar algum tipo de exercício em ritmo moderado.

Escolher um dia para largar o cigarro

Se você parar de pensar no quanto será difícil parar de fumar você já tem o seu lado emocional como aliado. Tudo se resume a escolher um dia para largar o cigarro e ter o compromisso de não ter recaída. Não é simples, todo mundo sabe, mas é necessário para ter saúde e qualidade de vida. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 25% das mortes por doenças do coração. Seja forte, acredite em você e escolha um dia para abandonar de vez esse vício! Você consegue, vai!

Ter uma mente tranquila

Cultivar pensamentos positivos, otimismo e ser uma pessoa mais calma e tranquila só tem benefícios. O estresse aumenta a pressão arterial, o pulso cardíaco e os níveis de hormônios que podem prejudicar o organismo. Ainda bem que existem inúmeras maneiras, pra lá de gostosas aliás, de manter o estresse bem longe: uma comédia ao lado de quem você ama, um café com as amigas, um beijo bem dado, um passeio relaxante, um livro divertido, alguns minutinhos de meditação e muitas outras maneiras. Descubra qual é a sua preferida e acrescente mais momentos como estes a sua rotina!

Manter os exames em dia

Esse é talvez o maior dos desafios, mas é extremamente necessário. Separe uma data anualmente para ir ao cardiologista e fazer o seu check-up. Alguns exames importantes para acompanhar a saúde do seu coração são: colesterol total e frações + triglicérides, proteína C reativa ultrassensível, glicemia em jejum e hemoglobina glicada, uréia e creatinina, além do eletrocardiograma. 

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!