Especial | Dia Nacional da Saúde

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050, a previsão é de que 66 milhões de brasileiros estejam acima dos 60 anos. Esse dado reforça a necessidade de repensarmos o nosso estilo de vida e saúde, além do exemplo que estamos dando dentro de casa. Que tal aproveitar o Dia Nacional da Saúde para isso? 

Práticas simples, mas ao mesmo tempo muito poderosas, são fundamentais para turbinar a saúde, evitar doenças e envelhecer com qualidade de vida. Fato é que não existe receita de bolo, mas é sempre bom seguir o bom e velho exemplo daqueles que fazem dar certo a vida saudável, por assim dizer! Por exemplo, quem você diria na sua família que tem hábitos saudáveis? Se você conta nos dedos de uma mão, essa é a hora de transformar a sua vida e a vida daqueles que moram com você. 

Alimentação saudável: é clichê, mas é verdade

Contra fatos não há argumentos, não é verdade? Ter uma alimentação saudável é sinônimo de equilíbrio físico e mental, além de ser uma grande aliada na prevenção de doenças como câncer, obesidade, anemia, diabetes, hipertensão, entre outras. 

Vale lembrar que ao se alimentar você deve pensar o seguinte: do que estou me nutrindo? De açúcar, sódio, gorduras e aditivos químicos ou de alimentos da terra, naturais e saudáveis? Esse questionamento é muito importante para que a alimentação seja consciente, mesmo com uma rotina agitada. Sua saúde deve ser sempre prioridade! 

Nada de ficar parado

Se a vida está sempre em movimento, por que ficar parado? O exercício físico regular é essencial não apenas para a saúde física, mas mental. Você ganha condicionamento cardiorrespiratório, estimula a circulação, ajuda a diminuir as perdas musculares decorrentes do processo natural de envelhecimento, libera endorfinas, sente bem-estar, entre muitas outras vantagens! Comece devagar, vá no seu ritmo, mas comece! A vida pede movimento!

Não deixe de lado sua saúde mental

“Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social”, como nos aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, acreditar que você só deve cuidar do corpo é um grande equívoco. A ansiedade e a depressão são dois grandes males da sociedade contemporânea. Por isso, é necessário que haja uma preocupação em manter o equilíbrio no dia a dia, separando um tempo para promover o autocuidado, ou seja, algo que seja prazeroso para você! 

Lembre-se que a dica daquele seu amigo ou amiga pode ser válida, mas só se ela fizer sentido para sua vida atualmente. É necessário levar em consideração suas particularidades e encontrar as atividades que mais combinam com você!

Estabeleça uma rotina de consultas e exames

A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar problemas de saúde! Através de uma rotina de consultas e exames é realizado o rastreamento de possíveis doenças, antes mesmo que você sinta algum sintoma. Tudo isso é feito levando em consideração o seu histórico familiar, é claro. Além disso, o diagnóstico precoce é imprescindível para que haja sucesso no tratamento de alguma doença. Não abra mão desse cuidado! 

Quando o assunto é saúde não há receita milagrosa, mas existem diversas madeiras de contribuir com ela todos os dias. E você, tem feito isso? 

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!