Você possui algum tipo de alergia alimentar ou conhece alguém que enfrenta esse problema? Provavelmente você ou essa pessoa já estão acostumadas a ter na bolsa um antialérgico, mas a melhor maneira de evitar a alergia é eliminando o alimento da dieta! 

Alguns alimentos que consumimos causam reações adversas no nosso organismo. Quando o assunto é alimentação elas são divididas em intolerância alimentar e alergia alimentar. Na intolerância o organismo não é capaz de digerir e processar determinados tipos de componentes, o que gera mal-estar; os sintomas costumam aparecer de uma a três horas após a ingestão. Já na alergia alimentar ocorre uma resposta exagerada do sistema imunológico a algum tipo de alérgeno e os sintomas costumam aparecer nos primeiros minutos após a ingestão.

Como não existe nenhum medicamento capaz de prevenir a alergia alimentar é fundamental que haja o  estímulo ao aleitamento materno no primeiro ano de vida, bem como a introdução tardia dos alimentos sólidos potencialmente provocadores de alergia. Além disso, a recomendação é que o leite de vaca, caso seja realmente uma necessidade na família, só seja consumido após o primeiro ano de vida; os ovos após os dois anos e o amendoim e as nozes somente depois dos três aninhos. 

A alergia alimentar pode afetar o sistema respiratório, o sistema gastrointestinal e a pele, causando diferentes reações: tosse, falta de ar, dores abdominais, diarreia, vômitos, coceira, vermelhidão e inchaço na pele. 

A triagem inicial da alergia alimentar pode ser feita através da dosagem de IgEs múltiplos, onde é avaliado se há aumento do valor da imunoglobulina IgE contra um determinado grupo de alimentos (chamado de painel), existem vários tipos de IgEs múltiplos, para avaliar diversas possibilidades de alergia alimentar. Quando o resultado da dosagem do IgE múltiplo estiver aumentado, é feita a dosagem de IgE específico para cada alimento do grupo, para descobrir qual alimento está causando a alergia alimentar. Após diagnosticado o alérgeno, a maneira mais segura de viver sem crises e com qualidade de vida é a partir de uma dieta de exclusão, ou seja, eliminando o alimento da sua dieta. Conheça alguns dos painéis de IgE múltiplo disponíveis para a triagem inicial da alergia alimentar:

IgE MúltiploPesquisa alergia a/ao: 
FX1Amendoim, avelã, castanha do Pará, amêndoa e côco
FX2Frutos do mar
FX3Trigo, aveia, milho e gergelim
FX5Clara de ovo, leite, bacalhau, trigo, amendoim e soja
FX7Tomate, levedura, alho, cebola e aipo
FX8Avelã, castanha do Pará, laranja, maçã e cacau
FX9Amêndoa, kiwi, melão, laranja e uva
FX12Centeio, arroz, batata, cogumelo e abobrinha
FX13Ervilha, feijão branco, cenoura e batata
FX15Laranja, maçã, banana e pêssego
FX16Morango, limão e abacaxi
FX18Ervilha, amendoim e soja
FX20Trigo, centeio, cevada, arroz
FX25Gergelim, alho, aipo, levedura
FX72Manjericão,erva-doce ou funcho, anis, gengibre
FX74Bacalhau, cavala, arenque e solha

Quando o assunto é saúde é fundamental desmistificar algumas questões, confira abaixo alguns dos mitos e verdades em relação à alergia alimentar:

A alergia alimentar pode ser herdada: verdade

A maior parte dos alérgicos têm familiares de primeiro grau com sintomas semelhantes. Por isso mesmo é importante investigar o histórico familiar!

É mais comum em adultos: mito

A maioria das reações alérgicas aos alimentos é manifestada ainda na infância. A alergia ao leite de vaca, por exemplo, afeta geralmente crianças com menos de três anos e o diagnóstico geralmente é feito antes dos dois anos. 

A alergia alimentar é crônica: mito

Quem tem algum tipo de alergia alimentar não necessariamente conviverá com ela durante toda vida. A alergia ao leite de vaca que é comum na infância pode não ser mais uma realidade com o crescimento. No entanto, alergia a determinados tipos de alimentos, como amendoim e frutos do mar, tendem a se prolongar. 

Consumir pequenas porções do alimento não faz mal: mito

Quando o assunto é alergia alimentar a quantidade consumida pouco importa. Uma pequena quantidade já é capaz de desencadear uma reação grave. As orientações do seu médico devem ser seguidas corretamente!

Ao diagnosticar uma alergia alimentar você evita crises, surpresas desagradáveis e medicações desnecessárias, que colocam em risco sua saúde. Aqui no Gerardo Trindade você pode realizar seu exame com segurança e tranquilidade!