Mês: dezembro 2019

Seja a mudança de ano novo que você deseja

A chegada de um novo ano vem sempre acompanhada de muitas expectativas, desejos, sonhos e projetos. Que coisa boa, né? Afinal, significa um presentão: 365 novas oportunidades para realizar tudo isso!

Existem muitas formas de começar o ano, mas o mais bacana é fazer um planejamento de tudo que você pretende realizar. Ao fazer isso, você evita que essas mudanças fiquem apenas no papel. Preparamos algumas dicas pra ajudá-lo nessa empreitada, principalmente em relação a mudança de estilo de vida:

*Priorize seu tempo

Muitas pessoas justificam os maus hábitos pela falta de tempo. Se esse for o seu caso, que tal priorizar suas tarefas e compromissos? Não é fácil, de fato, mas com um pouquinho de dedicação e esforço você certamente conseguirá ter tempo para o que planejou. Por exemplo, é muito comum que as pessoas não façam um check-up anual, mesmo sabendo sua importância na prevenção, diagnóstico e rastreio de doenças, mas ao pensar racionalmente sobre o tempo gasto com esses exames: um diazinho no mês e no ano, menos de 1h, será mesmo que não há tempo hábil para tal? Às vezes, parar e refletir é a maneira mais eficiente de priorizar o tempo, um elemento tão importante no mundo moderno e fundamental para cuidar da nossa saúde. 

*Faça uma lista de todos os benefícios 

A principal forma de enxergar o que você ganha com as mudanças é fazendo uma lista de todos os benefícios. Dessa forma, se você quer ter uma alimentação melhor, abandonar a preguiça, a falta de foco, o sedentarismo, o cigarro e o álcool, por exemplo; sair do lugar de vítima, o famoso ‘mas eu não consigo’, e levar uma vida cuidando mais do seu corpo e mente, faça uma listinha. Você vai se surpreender listando todos os benefícios e, muito provavelmente, encontrará o impulso necessário para começar a mudança! 

* Estabeleça metas realistas 

Quem nunca começou o ano com uma lista de metas intangível, pelo menos num primeiro momento, que atire a primeira pedra. Pois é, todo mundo tem telhado de vidro. Acontece que depois de tantas listas feitas e quase ou nenhuma mudança realizada, você percebe que algo precisa ser feito. Por isso, ao pensar nas mudanças que você deseja é importante que você seja realista. Por exemplo, se você bebe refrigerante todos os dias; comece a diminuir gradativamente a quantidade. Perceba os sinais do seu corpo, note as mudanças no seu bem-estar, até que você não sinta mais falta. Não é uma regra, mas é bem mais eficiente do que o ‘começo na segunda’.

*Seja persistente 

Toda mudança é difícil no início, mas cabe a você lembrar constantemente dos motivos pelos quais tomou a decisão de melhorar sua alimentação, trocar fins de semana no sofá por uma caminhada na vizinhança, largar um vício, começar aquele curso que há muito tempo você vinha querendo fazer, as possibilidades são infinitas. Acredite em você e a mudança acontecerá!

*Busque apoio 

Se mudar exige esforço, dedicação e empenho, podemos dizer que também pede apoio e cumplicidade de amigos e familiares. É sempre bom ouvir uma palavra amiga, independente do desejo de mudança. 

O que você pretende mudar no seu estilo de vida em 2020? Responda nos comentários e conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde! 


Cuidados com a saúde no verão

Ah…o verão! A estação mais gostosa do ano para aproveitar os momentos de lazer em família, reunir os amigos para um churrasco e curtir mais a companhia de quem se ama com um baita céu azul e muito sol. Quem não pensa isso quando escuta a palavra ‘verão’? Brindamos sua chegada no dia 21, mas é importante ficar atento e ter alguns cuidados para aproveitar ao máximo o período, esbanjando saúde!

Queda de pressão, desidratação, cansaço e inchaço nas pernas costumam ser as maiores queixas nessa estação. O ‘acho que minha pressão caiu’, então, nem se fala. Pois é, mas existem algumas formas de evitar que tudo isso aconteça. Será que você já as conhece?

*Queda de pressão 

Com as temperaturas mais altas, é normal que haja uma queda na pressão. Com o calor, as artérias ficam mais dilatadas e o sangue tem mais espaço para percorrer. Os principais sintomas são tonturas e vista embaçada, além de um cansaço e fraqueza repentinos. Para evitar que o pior aconteça, como um desmaio, é importante beber muitos líquidos, água, sucos naturais e isotônicos são grandes aliados. Além disso, vale compartilhar com amigos e familiares que o salzinho debaixo da língua não ajuda, porque demora para ter algum tipo de efeito na pressão, além de ser prejudicial a quem tem hipertensão. Portanto, capriche na hidratação! 

*Desidratação 

Todo mundo tem estruturas no organismo que recebem o estímulo da sede. O problema é que ela sofre alterações com o passar dos anos. Por isso, idosos sentem menos sede e têm mais risco de sofrer a desidratação. Além disso, não se deve beber água apenas ao sentir sede. O ideal é carregar na bolsa uma garrafinha de água e beber, pelo menos, 2 litros por dia.  Se você convive com idosos e crianças, fique de olho para saber se eles estão ingerindo a quantidade recomendada. Quem ama, cuida! ❤

*Cansaço 

Aquela sensação de moleza ou cansaço costuma ser outra queixa muito frequente no verão. A dica é caprichar na alimentação, dando preferência a alimentos in natura e frutas no intervalo das refeições, que são ricas em fibras, vitaminas e minerais; não se esquecer da  hidratação, além de ter uma boa noite de sono. Evite dormir muito tarde e levar aparelhos eletrônicos para o quarto. 

*Inchaço 

O inchaço, principalmente nos membros inferiores, é muito comum no verão. Quem trabalha sentado precisa ter atenção redobrada, porque o sangue não circula tão rapidamente, principalmente com a dilatação dos vasos em dias mais quentes. A melhor forma de evitar que isso aconteça é fazendo algum tipo de exercício físico. No trabalho, por exemplo, você pode fazer pequenos intervalos para caminhar até o banheiro ou beber água. Isso já ajuda!

Aproveitar o verão só depende de você! Siga essas dicas e dê uma atenção especial para o seu corpo, a sua saúde agradece!


Saúde da criança: a importância do laço familiar

Crescer tendo uma vida saudável depende diretamente do incentivo da família, que precisa prover um ambiente com bons hábitos alimentares e atividades físicas. Do contrário, os filhos acabarão como a maioria dos brasileiros, com um estilo de vida inadequado e ideal para o aparecimento de doenças e problemas de saúde.

Todo hábito é difícil de ser levado adiante inicialmente, mas incentivar as crianças a se preocuparem com o que comem, tanto em casa quanto na escola e na casa dos amigos, é menos complicado do que parece. Para incentivar a consciência alimentar, você pode começar dando o bom e velho exemplo! Isso é o maior fator motivador em casa, já que o famoso “faça o que digo e não o que faço” não funciona na prática. 

Mas como fazer isso? Convidando a criançada para participar ativamente das escolhas no mercado, conversando sobre os nutrientes dos alimentos, principalmente aqueles in natura, como frutas, verduras e legumes; mencionando alguns motivos para não comer ou evitar ao máximo alimentos processados e ultraprocessados e assim por diante. Pesquisar informações é válido e pode ajudar muito neste processo, já que as crianças estão cada vez mais questionadoras. Por exemplo, o Guia Alimentar para a População Brasileira define os alimentos ultraprocessados como aquelas formulações industriais feitas totalmente ou em grande parte de substância extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, sintetizadas em laboratório, realçadores de sabor e aditivos. É o caso do refrigerante e do macarrão instantâneo, por exemplo.

Evitar o terrorismo alimentar, ou seja, as guloseimas, opções instantâneas e alimentos cheios de açúcar é o caminho mais eficiente para uma alimentação adequada e saudável da infância à fase adulta. As crianças acabam acostumando seu paladar ao que é oferecido em casa e, sem dúvida alguma, levam essas escolhas para o futuro. Além disso, cozinhar dá mais trabalho, mas nada que um bom planejamento não resolva. Desde a lista no supermercado e feiras locais até o cardápio da semana para casa, passando pelo horário para todos se sentarem à mesa para comer, e para a lancheira das crianças. 

Quando o assunto é atividade física, o exemplo continua sendo a melhor forma de incentivo. Se você é o tipo de pessoa que conhece a importância da prática regular de exercícios físicos, mas não pratica nenhum; dificilmente seu filho enxergará a necessidade de se preocupar com isso. Além disso, aproveitar o momento das crianças é muito bacana! Elas já adoram correr, pular, brincar e se divertir. Então gastar energia pra elas não é nada, se você souber como estimulá-las!

A falta de tempo costuma ser a justificativa de muitos pais e responsáveis para unir a família na hora de praticar algum esporte, mas uma boa dica é fazer isso nos fins de semana. 

Determinar horários para isso pode ajudar no início, até que todos se organizem e façam disso um hábito. O resultado, pode apostar, será muita diversão, descontração e sorrisos. Tem coisa melhor do que aproveitar o tempo com quem se ama e ainda cuidar da saúde? Convide seus filhos para uma caminhada, aposte corrida, entre na brincadeira, lembre da bicicleta guardada na garagem e mostre que se exercitar é, sim, divertido! 

Não podemos esquecer da importância da família no desenvolvimento da criança na escola. Assim como na alimentação e na prática de algum esporte, o hábito de ter um momento para se dedicar a elas é fundamental. A criança precisa sentir que tem apoio e ele precisa vir de uma figura dentro de casa: pai, mãe, avô, avó ou outro responsável que conviva com ela. Acompanhar de pertinho os avanços e dificuldades da criançada, participando e ajudando nas tarefas faz, uma enorme diferença na confiança e desempenho dos pequenos! 

Outro importante papel da família é a conscientização da importância de vacinar as crianças. Acompanhar as campanhas de vacinação, conversar com os filhos sobre a prevenção de doenças, e reconhecê-la como uma questão de saúde pública é fundamental nos dias de hoje. 

Ao incentivar seus filhos com bons hábitos você não só estará fazendo o seu melhor, como também transmitindo valores importantíssimos e para a vida toda!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da saúde da sua família!

Check-up de fim de ano

Você costuma fazer um check-up todo fim de ano? O período é ideal para realizar seus exames e ficar tranquilo antes, durante e depois das festas, além de evitar surpresas nas férias com a família, se for o caso. 

Desacelerar no último mês do ano é tarefa difícil, mas com um pouquinho de esforço é possível encontrar um tempo para cuidar de você. Afinal, 2020 está logo ali e, sem dúvida alguma, representa a chegada de novos sonhos e projetos. Por outro lado, antes de pensar em realizá-los é importante ter fôlego, disposição e saúde pra dar e vender!

A realização do check-up oferece segurança pra toda família – crianças, adultos e idosos – servindo como uma avaliação geral do estado de saúde, além de identificar alterações ou infecções no sangue e a presença de doenças precocemente, ainda que não haja manifestação de sintomas. 

São exames importantes nesse período: glicemia em jejum, hemograma, ureia e creatinina, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicerídeos, TGO, TGP e GGT, TSH e T4 livre, além de urina rotina e pesquisa de sangue oculto nas fezes. E tem também a vitamina D, o cálcio, magnésio e fósforo. Mas é importante ficar atento para alguns parâmetros que ajudam a definir quais os exames adequados para o seu check-up. Idade, gestação, pós-bariátrica, excesso de peso, doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo, devem ser levados em consideração na hora de determinar um check-up mais simples ou amplo. No nosso site você encontra um resumo que pode lhe ajudar nesse momento. Dá uma espiadinha lá!

O exame de glicemia é realizado com o objetivo de verificar a quantidade de açúcar no sangue, sendo a principal forma de identificar e monitorar a diabetes. Em muitos casos, a pessoa não está diabética, mas apresenta alterações no valor da glicose. Essas alterações podem ser equilibradas através de uma alimentação balanceada, que deve ser sempre orientada pelo seu médico, e com a prática de exercícios físicos.

O hemograma já é conhecido de todos, não é verdade? Ele é o exame usado para um balanço geral, por assim dizer. Por isso, na hora de fazer o seu balanço de 2019, não vale deixá-lo de fora. Além de ser um exame de rotina que detecta anemia e infecções, ele também pode ser indicado a partir de algumas queixas do paciente, como cansaço, fraqueza, manchas roxas em grande quantidade, sangramento intenso, entre outras. 

O exame de urina rotina, ureia e creatinina são usados para identificar disfunções nos rins, principalmente em casos de pacientes com hipertensão e diabetes. É importante reforçar a necessidade de incluir esses exames no check-up, porque ao contrário do que muitos pensam os rins não costumam apresentar sinais claros de que algo não vai bem. 

O ácido úrico também é indispensável no seu check-up de fim de ano, sendo utilizado principalmente para detectar a gota, uma doença inflamatória e muito dolorosa, que pode ser controlada com dieta e medicamentos específicos.

Chegamos aos exames de colesterol total e frações e triglicérides, usados para avaliar  o nível de gorduras no organismo. Em casos de alterações, seu médico poderá solicitar exames complementares, como proteína C reativa ultrassensível e homocisteína, para avaliar o grau de risco cardíaco, além de outros exames realizados diretamente no consultório do cardiologista.

As enzimas TGO, TGP e GGT são importantes para identificar alterações ou problemas no fígado. Quando em alta, servem de alerta!

Os hormônios TSH e T4 livre são exames usados para triagem de problemas na tireoide (hipertireoidismo e hipotireoidismo), e para acompanhamento dessas condições. 

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame extremamente importante para detectar precocemente o câncer de intestino, que é facilmente tratável quando detectado em seu início.

Vitamina D, cálcio, magnésio e fósforo são os exames que vão ajudar na avaliação da sua saúde óssea, ajudando na prevenção da osteoporose.

Outro exame simples é a dosagem de proteínas totais e frações, que ajuda a avaliar se você está consumindo proteínas na quantidade certa ou se está subnutrido. 

Não podemos esquecer do PSA para os homens, que é o principal exame para detecção precoce do câncer de próstata. Além disso, as mulheres não podem deixar de realizar anualmente o exame de Papanicolau, para detectar o câncer de colo de útero logo no início.

Ainda não fez seu check-up de fim de ano? Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde e comece 2020 com o pé direito!