Você costuma fazer um check-up todo fim de ano? O período é ideal para realizar seus exames e ficar tranquilo antes, durante e depois das festas, além de evitar surpresas nas férias com a família, se for o caso. 

Desacelerar no último mês do ano é tarefa difícil, mas com um pouquinho de esforço é possível encontrar um tempo para cuidar de você. Afinal, 2020 está logo ali e, sem dúvida alguma, representa a chegada de novos sonhos e projetos. Por outro lado, antes de pensar em realizá-los é importante ter fôlego, disposição e saúde pra dar e vender!

A realização do check-up oferece segurança pra toda família – crianças, adultos e idosos – servindo como uma avaliação geral do estado de saúde, além de identificar alterações ou infecções no sangue e a presença de doenças precocemente, ainda que não haja manifestação de sintomas. 

São exames importantes nesse período: glicemia em jejum, hemograma, ureia e creatinina, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicerídeos, TGO, TGP e GGT, TSH e T4 livre, além de urina rotina e pesquisa de sangue oculto nas fezes. E tem também a vitamina D, o cálcio, magnésio e fósforo. Mas é importante ficar atento para alguns parâmetros que ajudam a definir quais os exames adequados para o seu check-up. Idade, gestação, pós-bariátrica, excesso de peso, doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo, devem ser levados em consideração na hora de determinar um check-up mais simples ou amplo. No nosso site você encontra um resumo que pode lhe ajudar nesse momento. Dá uma espiadinha lá!

O exame de glicemia é realizado com o objetivo de verificar a quantidade de açúcar no sangue, sendo a principal forma de identificar e monitorar a diabetes. Em muitos casos, a pessoa não está diabética, mas apresenta alterações no valor da glicose. Essas alterações podem ser equilibradas através de uma alimentação balanceada, que deve ser sempre orientada pelo seu médico, e com a prática de exercícios físicos.

O hemograma já é conhecido de todos, não é verdade? Ele é o exame usado para um balanço geral, por assim dizer. Por isso, na hora de fazer o seu balanço de 2019, não vale deixá-lo de fora. Além de ser um exame de rotina que detecta anemia e infecções, ele também pode ser indicado a partir de algumas queixas do paciente, como cansaço, fraqueza, manchas roxas em grande quantidade, sangramento intenso, entre outras. 

O exame de urina rotina, ureia e creatinina são usados para identificar disfunções nos rins, principalmente em casos de pacientes com hipertensão e diabetes. É importante reforçar a necessidade de incluir esses exames no check-up, porque ao contrário do que muitos pensam os rins não costumam apresentar sinais claros de que algo não vai bem. 

O ácido úrico também é indispensável no seu check-up de fim de ano, sendo utilizado principalmente para detectar a gota, uma doença inflamatória e muito dolorosa, que pode ser controlada com dieta e medicamentos específicos.

Chegamos aos exames de colesterol total e frações e triglicérides, usados para avaliar  o nível de gorduras no organismo. Em casos de alterações, seu médico poderá solicitar exames complementares, como proteína C reativa ultrassensível e homocisteína, para avaliar o grau de risco cardíaco, além de outros exames realizados diretamente no consultório do cardiologista.

As enzimas TGO, TGP e GGT são importantes para identificar alterações ou problemas no fígado. Quando em alta, servem de alerta!

Os hormônios TSH e T4 livre são exames usados para triagem de problemas na tireoide (hipertireoidismo e hipotireoidismo), e para acompanhamento dessas condições. 

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame extremamente importante para detectar precocemente o câncer de intestino, que é facilmente tratável quando detectado em seu início.

Vitamina D, cálcio, magnésio e fósforo são os exames que vão ajudar na avaliação da sua saúde óssea, ajudando na prevenção da osteoporose.

Outro exame simples é a dosagem de proteínas totais e frações, que ajuda a avaliar se você está consumindo proteínas na quantidade certa ou se está subnutrido. 

Não podemos esquecer do PSA para os homens, que é o principal exame para detecção precoce do câncer de próstata. Além disso, as mulheres não podem deixar de realizar anualmente o exame de Papanicolau, para detectar o câncer de colo de útero logo no início.

Ainda não fez seu check-up de fim de ano? Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde e comece 2020 com o pé direito!