A chegada de um novo ano vem sempre acompanhada de muitas expectativas, desejos, sonhos e projetos. Que coisa boa, né? Afinal, significa um presentão: 365 novas oportunidades para realizar tudo isso!

Existem muitas formas de começar o ano, mas o mais bacana é fazer um planejamento de tudo que você pretende realizar. Ao fazer isso, você evita que essas mudanças fiquem apenas no papel. Preparamos algumas dicas pra ajudá-lo nessa empreitada, principalmente em relação a mudança de estilo de vida:

*Priorize seu tempo

Muitas pessoas justificam os maus hábitos pela falta de tempo. Se esse for o seu caso, que tal priorizar suas tarefas e compromissos? Não é fácil, de fato, mas com um pouquinho de dedicação e esforço você certamente conseguirá ter tempo para o que planejou. Por exemplo, é muito comum que as pessoas não façam um check-up anual, mesmo sabendo sua importância na prevenção, diagnóstico e rastreio de doenças, mas ao pensar racionalmente sobre o tempo gasto com esses exames: um diazinho no mês e no ano, menos de 1h, será mesmo que não há tempo hábil para tal? Às vezes, parar e refletir é a maneira mais eficiente de priorizar o tempo, um elemento tão importante no mundo moderno e fundamental para cuidar da nossa saúde. 

*Faça uma lista de todos os benefícios 

A principal forma de enxergar o que você ganha com as mudanças é fazendo uma lista de todos os benefícios. Dessa forma, se você quer ter uma alimentação melhor, abandonar a preguiça, a falta de foco, o sedentarismo, o cigarro e o álcool, por exemplo; sair do lugar de vítima, o famoso ‘mas eu não consigo’, e levar uma vida cuidando mais do seu corpo e mente, faça uma listinha. Você vai se surpreender listando todos os benefícios e, muito provavelmente, encontrará o impulso necessário para começar a mudança! 

* Estabeleça metas realistas 

Quem nunca começou o ano com uma lista de metas intangível, pelo menos num primeiro momento, que atire a primeira pedra. Pois é, todo mundo tem telhado de vidro. Acontece que depois de tantas listas feitas e quase ou nenhuma mudança realizada, você percebe que algo precisa ser feito. Por isso, ao pensar nas mudanças que você deseja é importante que você seja realista. Por exemplo, se você bebe refrigerante todos os dias; comece a diminuir gradativamente a quantidade. Perceba os sinais do seu corpo, note as mudanças no seu bem-estar, até que você não sinta mais falta. Não é uma regra, mas é bem mais eficiente do que o ‘começo na segunda’.

*Seja persistente 

Toda mudança é difícil no início, mas cabe a você lembrar constantemente dos motivos pelos quais tomou a decisão de melhorar sua alimentação, trocar fins de semana no sofá por uma caminhada na vizinhança, largar um vício, começar aquele curso que há muito tempo você vinha querendo fazer, as possibilidades são infinitas. Acredite em você e a mudança acontecerá!

*Busque apoio 

Se mudar exige esforço, dedicação e empenho, podemos dizer que também pede apoio e cumplicidade de amigos e familiares. É sempre bom ouvir uma palavra amiga, independente do desejo de mudança. 

O que você pretende mudar no seu estilo de vida em 2020? Responda nos comentários e conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!