Ah…o verão! A estação mais gostosa do ano para aproveitar os momentos de lazer em família, reunir os amigos para um churrasco e curtir mais a companhia de quem se ama com um baita céu azul e muito sol. Quem não pensa isso quando escuta a palavra ‘verão’? Brindamos sua chegada no dia 21, mas é importante ficar atento e ter alguns cuidados para aproveitar ao máximo o período, esbanjando saúde!

Queda de pressão, desidratação, cansaço e inchaço nas pernas costumam ser as maiores queixas nessa estação. O ‘acho que minha pressão caiu’, então, nem se fala. Pois é, mas existem algumas formas de evitar que tudo isso aconteça. Será que você já as conhece?

*Queda de pressão 

Com as temperaturas mais altas, é normal que haja uma queda na pressão. Com o calor, as artérias ficam mais dilatadas e o sangue tem mais espaço para percorrer. Os principais sintomas são tonturas e vista embaçada, além de um cansaço e fraqueza repentinos. Para evitar que o pior aconteça, como um desmaio, é importante beber muitos líquidos, água, sucos naturais e isotônicos são grandes aliados. Além disso, vale compartilhar com amigos e familiares que o salzinho debaixo da língua não ajuda, porque demora para ter algum tipo de efeito na pressão, além de ser prejudicial a quem tem hipertensão. Portanto, capriche na hidratação! 

*Desidratação 

Todo mundo tem estruturas no organismo que recebem o estímulo da sede. O problema é que ela sofre alterações com o passar dos anos. Por isso, idosos sentem menos sede e têm mais risco de sofrer a desidratação. Além disso, não se deve beber água apenas ao sentir sede. O ideal é carregar na bolsa uma garrafinha de água e beber, pelo menos, 2 litros por dia.  Se você convive com idosos e crianças, fique de olho para saber se eles estão ingerindo a quantidade recomendada. Quem ama, cuida! ❤

*Cansaço 

Aquela sensação de moleza ou cansaço costuma ser outra queixa muito frequente no verão. A dica é caprichar na alimentação, dando preferência a alimentos in natura e frutas no intervalo das refeições, que são ricas em fibras, vitaminas e minerais; não se esquecer da  hidratação, além de ter uma boa noite de sono. Evite dormir muito tarde e levar aparelhos eletrônicos para o quarto. 

*Inchaço 

O inchaço, principalmente nos membros inferiores, é muito comum no verão. Quem trabalha sentado precisa ter atenção redobrada, porque o sangue não circula tão rapidamente, principalmente com a dilatação dos vasos em dias mais quentes. A melhor forma de evitar que isso aconteça é fazendo algum tipo de exercício físico. No trabalho, por exemplo, você pode fazer pequenos intervalos para caminhar até o banheiro ou beber água. Isso já ajuda!

Aproveitar o verão só depende de você! Siga essas dicas e dê uma atenção especial para o seu corpo, a sua saúde agradece!