Dez milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. Mas, mesmo após uma fratura osteoporótica, o paciente não é encaminhado para tratamento; o que leva a um aumento do risco de uma nova fratura.

Durante o envelhecimento ocorre uma perda acelerada de massa óssea, o que pode resultar no surgimento da Osteoporose, que provoca a redução da absorção de minerais e cálcio. Essa doença acomete, normalmente, todos os ossos e estima-se que, aproximadamente, uma em cada três mulheres possa apresentar uma fratura óssea durante a vida.

Todos os tecidos do corpo devem se manter saudáveis para um bom funcionamento. Com os ossos não é diferente. A manutenção da saúde óssea ocorre por meio da remodelação do osso velho em osso novo. Logo, se o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente para a remodelagem ou ainda quando muito do material dos ossos antigos acaba sendo reabsorvido pelo corpo, os ossos não se renovam como deveriam, tornam-se fracos e finos, aumentando a fragilidade e, consequentemente, o risco de fraturas.

Identificando os Sintomas

A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é,  raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos (Cálcio sérico / cálcio iônico / vitamina D), para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.

Os sintomas podem incluir:

– Dores na região lombar ou cervical, em virtude das fraturas dos ossos da coluna vertebral;

– Fraturas do colo do fêmur, punho e costelas;

– Postura alterada (curvada ou cifótica) com a consequente redução de estatura ao longo do tempo;

–  Sensibilidade óssea e dor relacionada ao local de fratura.

O Tratamento para a Osteoporose

É importante que a osteoporose seja diagnosticada precocemente. Cada caso deve ser avaliado de forma criteriosa e o tratamento válido deve envolver o acompanhamento de profissionais como fisioterapeuta, nutricionista e médico, com o objetivo de deter a fragilidade e, quando possível, recompor a massa óssea.

Recomendações para uma ter mais Qualidade de Vida

– Adotar uma dieta com alimentos ricos em cálcio e vitamina D;

– Praticar atividades físicas;

– Evitar o fumo e o álcool;

– Manter-se no peso ideal;

– Expor-se ao sol com maior frequência em horários convenientes.