O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

Entendendo esse mal

Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quando seu médico, mediante exames de controle ou de rotina, descobre que você apresenta níveis altos de colesterol no sangue, você não tem outra escapatória senão aprender a controlá-los.

O médico é a pessoa mais indicada para dar a informação e o tratamento que você seguirá para que nenhuma complicação aconteça, ainda mais se você sofrer com obesidade, diabetes, ou for dependente de tabaco (riscos adicionais).

A importância do exercício físico

Os exercícios físicos precisam ser praticados com regularidade, todos os dias ao menos durante meia hora. Dentro dos inúmeros benefícios que o exercício traz para o organismo, está a redução dos níveis do mau colesterol e aumento do bom colesterol em, pelo menos, 10%. Mas não é necessário realizar extenuantes jornadas de exercícios, as caminhadas podem ser uma ótima alternativa para manter a saúde.

Evite as gorduras saturadas

É muito fácil encontramos alimentos que contêm quantidades de gordura bastante exageradas. Até pouco tempo, acreditava-se que os ovos eram uma fonte poderosa para incrementar os níveis de colesterol, mas a realidade é que não é verdade. Mediante muitas pesquisas científicas, foi comprovado que a maior fonte de colesterol  encontra-se nas gorduras saturadas. Por isso, evite os alimentos gordurosos, como as frituras, as comidas de fast-food, os molhos e todos aqueles alimentos que acrescentam gordura ao organismo. Os alimentos ricos em gordura insaturada podem ser usados sem receio de interferir na taxa de colesterol, como azeite de oliva e castanhas, por exemplo.

Entendendo a coleta

A coleta realizada sem jejum de 12 horas é indicada somente em casos específicos, a critério do médico solicitante, como no caso dos diabéticos, que podem vir a ter crise hipoglicêmica quando fazem jejum prolongado.