O crescimento do bebê no útero acontece muito  rapidamente e para gerenciá-lo junto às mudanças físicas do seu corpo é necessário consumir mais nutrientes. Isso porque é o  seu corpo que fornece todo o oxigênio e os nutrientes para o crescimento do bebê, além de auxiliar no desenvolvimento das células da mama e do útero. Por isso, é fundamental atenção aos nutrientes, como minerais, calorias e vitaminas.

Você sabia? As proteínas são necessárias em mais de 30 % das funções das mulheres grávidas.

Lembre-se de consumir leite e produtos lácteos, assim como leguminosas e oleaginosas em grandes quantidades. Consumir açúcares contidos em cereais supre a necessidade de fornecer calorias.

Alguns outros cuidados são muito importantes e fazem toda a diferença. Por exemplo, o uso de sapatos de salto alto, que na gravidez podem se tornar um desconforto ou mesmo um risco. Isso porque a gestante perde o equilíbrio com o crescimento da barriga e o eixo da coluna se desloca para frente para suportar o peso do bebê e da gestação. A recomendação é deixar os saltos para depois da gravidez. Outro cuidado já importante e na gravidez ainda mais, é o uso de protetor solar para evitar manchas na pele.

Atenção a alguns alimentos que devem ser evitados

Peixe cru, frutos do mar (camarão, lula, polvo, etc);

Carnes mal passadas e laticínios não pasteurizados;

Frios embutidos (salsicha, salame, mortadela, etc);

Alimentos enlatados sem fervura.

Algumas bactérias podem se alojar nesses alimentos, por isso devem ter uma atenção especial. Alguns tipos de carnes mal passadas, por exemplo, podem transmitir toxoplasmose para a gestante, o que pode ocasionar má formação do feto.

  • Faça exercício: caminhar durante 20 ou 30 minutos, todos os dias, ao ar livre, faz bem à sua saúde. Claro que podem existir algumas situações específicas em que os exercícios não são indicados, como partos prematuros anteriores, anemias, entre outras.
  • Não fume: O tabaco envelhece a placenta e pode originar problemas durante a gestação e o parto.
  • Não consuma bebidas alcoólicas: As bebidas alcoólicas são nocivas ao organismo e estão associadas a um maior risco de aborto.

Para que servem as consultas durante a gravidez?

São procedimentos de rotina para avaliar a saúde da mãe e do bebê; avaliações de tensão arterial e peso, testes de urina, palpação abdominal para medir a altura do útero e verificar a posição e tamanho do bebê,  auscultação dos batimentos cardíacos fetais, exames ginecológicos, entre outros.

Desenvolvimento do bebê

Conte com o Laboratório Gerardo Trindade nessa etapa tão importante da sua vida!

www.gerardotrindade.com.br 

Av. Rodolfo Mallard, 34 – Centro, Pirapora MG