A infecção urinária é um problema que, geralmente,  atinge as mulheres que estão em idade reprodutiva, menopausa e até as grávidas. Ela ocorre quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. Normalmente, o corpo expulsa esses organismos estranhos. Às vezes, as defesas falham e a bactéria se manifesta no trato urinária iniciando a infecção. Cerca de 40% das mulheres têm pelo menos um episódio de cistite na  vida, uma vez que, diferente dos homens, suas uretras são mais curtas, com proximidade entre a vagina e o ânus.  

Quais são os sintomas?

Os sintomas costumam ser variados. A infecção urinária pode causar uma pressão constante na região pélvica ou lombar e pode haver micções dolorosas ou frequentes, com necessidade urgente de urinar, muitas vezes, com pouca ou nenhuma urina sendo eliminada. A urina pode, ainda, tornar-se turva, mais escura e também conter um odor desagradável. É preciso ter atenção a presença de sangue na urina, febre, náuseas, vômitos e calafrios, pois esses sintomas, especificamente, podem indicar uma infecção mais grave.

Outro fator que precisa ser considerado é o atrito gerado durante a relação sexual, que pode levar microorganismos para dentro da uretra. Após a menopausa, os níveis reduzidos de hormônio estrogênio no corpo fazem com que os tecidos da vagina, uretra e  bexiga se tornem mais finos, sensíveis e menos resistentes; o que aumenta o risco da cistite recorrente.

Dicas de como prevenir a infecção urinária

  • Beber líquido, de modo que seja o suficiente para urinar claro: 4 a 6 vezes por dia (2 a 3 litros);
  • Ir ao banheiro quando sentir vontade e não esperar muito tempo;
  • Depois de usar o banheiro, limpar sempre da parte da frente para a parte de trás;
  • Manter higienizada a região genital, mas evitar a limpeza vigorosa, que danifica a pele, bem como o uso de duchas vaginais;
  • Evitar irritantes potenciais, tais como óleos de banho perfumados e desodorantes vaginais.