A asma é uma doença alérgica que ocasiona a compressão dos brônquios e bronquíolos dos pulmões, o que dificulta o controle da respiração. Caso não seja tratada com medicamentos específicos, a doença pode agravar-se e levar o indivíduo ao cansaço e falta de oxigenação. Pessoas que tiveram asma na infância podem não apresentá-la quando adultos ou podem manifestar tais sintomas em uma idade mais avançada.

  • Quais são os sintomas?

“Chieira”, tosse, diminuição e/ou perda do controle respiratório são algumas das consequências trazidas pela doença, que podem ocorrer durante a prática de exercícios físicos; entrando em contato com algo que cause alergia: pó, pólen, mofo, pêlo de animal; inalando algo que irrite os pulmões, como: ar frio, fumaça de cigarro ou algum vírus.

  • O que acontece durante uma crise?

O asmático possui suas vias aéreas dos pulmões sempre um pouco inchadas, mas ao exercitar-se ou inspirar algo que cause irritação ou alergia, essas vias incham ainda mais e começam a produzir muco mais que o necessário, ocasionando maior compressão muscular na área. Isso resulta na dificuldade de entrada e saída de ar, ocasionando tosse, falta de ar e aperto no peito.

  • Como identificar a asma?

A doença, no seu início, é muito sutil, o que dificulta seu reconhecimento. A primeira mudança será o aumento do período de exalação do ar; em seguida, o aumento da frequência da respiração; logo depois, o barulho no peito aparece e pode ser percebido colocando o ouvido próximo ao tórax.

  • Tratamento

A asma não tem cura, mas seu tratamento com os medicamentos adequados promove uma vida normal e ativa. Além de tomar a medicação apropriada, ficar longe de coisas que dificultem a respiração, causando alergia ou irritação nos pulmões.

Para amenizar os sintomas e evitar as crises, são necessárias algumas medidas preventivas:

. Fique longe da fumaça de cigarro e da poluição;

. Evite ambientes com muita poeira e ácaros;

. Não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;

. Proteja-se das mudanças bruscas de temperatura;

. Previna-se contra gripes e resfriados;

– Pratique exercícios respiratórios, como natação e ioga.

  • Dicas e Cuidados

Evite cortinas e tapetes; mantenha a casa limpa e arejada; evite bichos de pelúcia e livros empilhados; não fume.