O crescimento do bebê no útero acontece muito rapidamente e para gerenciá-lo junto às mudanças físicas do seu corpo é necessário consumir mais nutrientes. Isso porque é o seu corpo que fornece todo o oxigênio e os nutrientes para o crescimento do bebê, além de auxiliar no desenvolvimento das células da mama e do útero. Por isso, é fundamental atenção aos nutrientes, como minerais, calorias e vitaminas.
Você sabia? As proteínas são necessárias em mais de 30 % das funções das mulheres grávidas.
Lembre-se de consumir leite e produtos lácteos, assim como leguminosas e oleaginosas em grandes quantidades. Consumir açúcares contidos em cereais supre a necessidade de fornecer calorias.
Alguns outros cuidados são muito importantes e fazem toda a diferença. Por exemplo, o uso de sapatos de salto alto, que na gravidez podem se tornar um desconforto ou mesmo um risco. Isso porque a gestante perde o equilíbrio com o crescimento da barriga e o eixo da coluna se desloca para frente para suportar o peso do bebê e da gestação. A recomendação é deixar os saltos para depois da gravidez. Outro cuidado já importante e na gravidez ainda mais, é o uso de protetor solar para evitar manchas na pele.
Atenção a alguns alimentos que devem ser evitados
Peixe cru, frutos do mar (camarão, lula, polvo, etc);
Carnes mal passadas e laticínios não pasteurizados;
Frios embutidos (salsicha, salame, mortadela, etc);
Alimentos enlatados sem fervura.
Algumas bactérias podem se alojar nesses alimentos, por isso devem ter uma atenção especial. Alguns tipos de carnes mal passadas, por exemplo, podem transmitir toxoplasmose para a gestante, o que pode ocasionar má formação do feto.
- Faça exercício: caminhar durante 20 ou 30 minutos, todos os dias, ao ar livre, faz bem à sua saúde. Claro que podem existir algumas situações específicas em que os exercícios não são indicados, como partos prematuros anteriores, anemias, entre outras.
- Não fume: O tabaco envelhece a placenta e pode originar problemas durante a gestação e o parto.
- Não consuma bebidas alcoólicas: As bebidas alcoólicas são nocivas ao organismo e estão associadas a um maior risco de aborto.
Para que servem as consultas durante a gravidez?
São procedimentos de rotina para avaliar a saúde da mãe e do bebê; avaliações de tensão arterial e peso, testes de urina, palpação abdominal para medir a altura do útero e verificar a posição e tamanho do bebê, auscultação dos batimentos cardíacos fetais, exames ginecológicos, entre outros.
Desenvolvimento do bebê
Conte com o Laboratório Gerardo Trindade nessa etapa tão importante da sua vida!
Av. Rodolfo Mallard, 34 – Centro, Pirapora MG
Deixe um comentário