cuidado com os olhos

Frequentemente negligenciado, os olhos costumam merecer nossa atenção quando enfermidades tais como, conjuntivite, terçol, cisco, irritação, ou mesmo quando anomalias tradicionais, como, miopia, astigmatismo, hipermetropia, etc., batem à nossa porta. No entanto, não é apenas com isso que devemos ficar atentos.
Pensando na necessidade de dar atenção à saúde dos olhos, preparamos uma lista com alguns procedimentos profiláticos, ou seja, preventivos, que devem fazer parte da rotina.

  • Faça um exame oftalmológico completo

Você pode pensar que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis, mas visitar seu oftalmologista para um exame completo é a única forma de ter certeza. Quando se trata de problemas simples, algumas pessoas não percebem que poderiam enxergar melhor se usassem óculos ou lentes de contato. Além disso, algumas doenças oculares crônicas comuns como o Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular, normalmente são assintomáticas. A única forma de detectar essas patologias gravíssimas em estágio inicial é realizando exames regulares.

  • Conheça o histórico de saúde ocular da sua família

É importante saber se alguém foi diagnosticado com alguma patologia, já que muitas delas são hereditárias. Isso vai ajudar a determinar se você tem o risco de desenvolver alguma doença ocular mais séria, que exija cuidado permanente.

  • Alimente-se bem

Uma dieta rica em vegetais, principalmente espinafre e couve ajudam na saúde dos seus olhos. Estes alimentos possuem carotenóides, como luteína e zeaxantina, que desempenham um importante papel na visão, pois ajudam a diminuir a degeneração natural que aparece com a idade e ainda ampliar o alcance visual. Pesquisas também mostram que ômega 3 traz benefícios à saúde ocular.

  •  Mantenha um Peso Saudável

Estar acima do peso aumenta seu risco de desenvolver diabetes e outras condições sistêmicas, que poderão levar à perda da visão, como retinopatia diabética ou glaucoma.

  • Não fume

Fumar é tão maléfico para os seus olhos quanto é para o restante do corpo. Estudos ligaram o fumo a um aumento do risco de desenvolver degeneração macular e catarata, assim como danos irreversíveis ao nervo óptico, que podem levar à cegueira irreversível.

  • Use Óculos de Sol

Escolha um óculos de sol que sejam capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B. Além disso, é importante ressaltar que lentes de boa qualidade devem ser consideradas na hora da compra; esqueça as opções dos camelôs. Um pequeno desconto não compensa a perda da visão.

  • Dê um Descanso aos Seus Olhos

Se você passa muito tempo no computador ou concentrando o olhar em algum ponto fixo, às vezes você esquece de piscar e seus olhos podem ficar cansados. Tente descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causas de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

  • Mantenha seus Olhos Lubrificados

Use colírios lubrificantes para evitar as irritações que podem se tornar um foco adequado para a proliferação de agentes causadores de patologias mais sérias, além de permitir mais clareza na qualidade do foco visual.

  •  Lave suas Mãos e Higienize suas Lentes de Contato Adequadamente

Para evitar o risco de infecções, lave sempre suas mãos, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato. Certifique-se de desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e substituí-las de acordo com o prazo de validade. Lembre-se que infecções virais nos olhos pela falta de higiene podem comprometer sua córnea de forma irreversível.