O check-up médico é um conjunto de ações com que objetivam diagnosticar doenças e detectar problemas de saúde em indivíduos sem sintomas. Além da realização de exames, o check-up engloba orientações e conceitos de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Os brasileiros não têm muito costume de realizar check-ups, o que é um equívoco, pois esta prática pode detectar doenças em estágio inicial e salvar vidas.

Exames preventivos

Em ambos os sexos, havendo o vício de fumar, sobrepeso ou obesidade, antecedentes familiares ou sedentarismo, deve-se iniciar uma rotina de exames a partir dos 30 anos, com acompanhamento médico. No caso de resultados dentro dos limites da normalidade, os exames devem ser repetidos a cada dois anos e se alterados, semestralmente ou a critério do médico.

Já nos casos em que não há antecedentes familiares ou fatores de risco, os exames devem ser iniciados, no máximo, aos 40 anos de idade e repetidos também a cada ano. Em pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, a rotina de exames deve ser mais complexa e definida individualmente.

Os exames laboratoriais que homens e mulheres devem fazer ao realizar um check-up são:

  • Glicemia: dosagem dos níveis de açúcar no sangue, para diagnóstico da diabetes ou das hipoglicemias.
  • Perfil Lipídico: dosagem das gorduras circulantes, incluindo o Colesterol total, HDL-Colesterol (Colesterol bom), LDL-Colesterol (Colesterol ruim) e Triglicérides.
  • Hemograma: permite a avaliação da presença de anemia, infecções ou problemas relacionados ao número das plaquetas.
  • Uréia e creatinina: avaliam a função renal.
  • AST e ALT: permitem diagnosticar sofrimento do fígado.
  • Eletrólitos: Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo e Magnésio.
  • EQU: Exame de urina.
  • EPF: Exame de fezes.

Quanto aos exames de imagem; os mais comuns são, no caso das mulheres, a mamografia, para prevenir o câncer de mama (anualmente a partir dos 40 anos), o papanicolau e a ultrassonografia transvaginal, para evitar doenças relacionadas ao útero e aos ovários (anualmente a partir de 25 anos ou quando vida sexual ativa) e o de densitometria óssea, para a prevenção da osteoporose (em mulheres acima dos 50 anos).

O eletrocardiograma, que é um exame para prevenir doenças do coração, deve ser feito tanto por mulheres, quanto por homens. Para os homens a partir dos 40 anos é importante realizar o exame de palpação digital da próstata (toque retal), para evitar o câncer de próstata.

É importante ressaltar que o acompanhamento médico regular é extremamente importante, mas que a manutenção da saúde depende principalmente de bons hábitos de vida. Hoje, a medicina dispõe de um grande arsenal para o diagnóstico precoce de uma série de doenças, entretanto estes se mostram inúteis, nos casos em que o indivíduo não toma consciência do seu papel para a garantia de uma vida mais saudável.