exercício físico

Todo mundo sabe que o exercício físico é um poderoso remédio: melhora a qualidade de vida, diminui o risco de doenças do aparelho cardiorrespiratório e, consequentemente, minimiza a pressão arterial. Fazer exercícios físicos regularmente também favorece aspectos emocionais, proporcionando bem-estar, melhorando a autoestima e aumentando a energia para outras atividades.

Na questão estética, o fator principal é que, com a queima das calorias, o praticante pode perder peso (se aliado a uma alimentação saudável) e modelar sua musculatura, já que a massa corporal magra toma forma.

Em relação à mobilidade, a prática constante da atividade física melhora a flexibilidade, a postura e a resistência muscular, muito importante para as tarefas do cotidiano.

As atividades diárias também são consideradas atividades físicas, como limpar a casa, lavar o carro, praticar jardinagem, entre outras. No entanto, o ideal é combinar exercícios aeróbios e anaeróbios.

Os exercícios aeróbicos são aqueles de maior duração e menor intensidade desenvolvendo a resistência, capacidade respiratória e o condicionamento físico, como por exemplo: caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar. Já os anaeróbicos, constituem movimentos de curta duração e de alta intensidade e, por isso, desenvolvem a força e a potência, como a musculação, ioga e pilates, por exemplo.

Todas as formas de esporte, que mantenham o corpo em forma e mais forte, são consideradas atividades físicas, cuja a prática constante e bem orientada, só gera benefícios.

De forma inversa, a ausência de atividade física:

➔     Aumenta o risco de diversas doenças;

➔     Predispõe o organismo ao acúmulo de gordura e à obesidade;

➔     Desenvolve sensibilidade para os resfriados;

➔     Aumenta o risco de depressão, ansiedade e acúmulo do estresse;

➔     Aumenta o risco de osteoporose e dores nas articulações.

Por isso é importante reforçar que estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. Lembre-se de que seu corpo e mente estão interligados e cuidar de ambos, através de uma prática física constante, é fundamental!

E lembre-se: para manter sua saúde em dia e se prevenir, agende sua coleta em nosso laboratório: http://www.gerardotrindade.com.br.