O câncer de pulmão é o terceiro tipo mais incidente no mundo, ficando atrás apenas do câncer de mama e de próstata. No entanto, é o que mais provoca mortes por câncer, cerca de 1,5 milhão de óbitos a cada ano, de acordo com dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde. Em relação ao Brasil, números do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que entre os homens, o câncer de pulmão é o segundo mais comum e a principal causa de morte por câncer. Já entre as mulheres, esse tipo de tumor aparece como o quinto mais frequente e o segundo tipo de tumor que mais mata, ficando atrás apenas do câncer de mama.
Mês: maio 2017
Você sabia que desânimo, insônia, inquietação e depressão podem não significar alterações originalmente psicológicas? O mau funcionamento da tireóide – Glândula que produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis pela organização metabólica, atuando em órgãos importantes como cérebro, coração, rins, fígado e pele – também influencia no estado de humor do indivíduo.
O check-up médico é um conjunto de ações com que objetivam diagnosticar doenças e detectar problemas de saúde em indivíduos sem sintomas. Além da realização de exames, o check-up engloba orientações e conceitos de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Os brasileiros não têm muito costume de realizar check-ups, o que é um equívoco, pois esta prática pode detectar doenças em estágio inicial e salvar vidas.
Frequentemente negligenciado, os olhos costumam merecer nossa atenção quando enfermidades tais como, conjuntivite, terçol, cisco, irritação, ou mesmo quando anomalias tradicionais, como, miopia, astigmatismo, hipermetropia, etc., batem à nossa porta. No entanto, não é apenas com isso que devemos ficar atentos.
Pensando na necessidade de dar atenção à saúde dos olhos, preparamos uma lista com alguns procedimentos profiláticos, ou seja, preventivos, que devem fazer parte da rotina.
Todo mundo sabe que o exercício físico é um poderoso remédio: melhora a qualidade de vida, diminui o risco de doenças do aparelho cardiorrespiratório e, consequentemente, minimiza a pressão arterial. Fazer exercícios físicos regularmente também favorece aspectos emocionais, proporcionando bem-estar, melhorando a autoestima e aumentando a energia para outras atividades.
Na questão estética, o fator principal é que, com a queima das calorias, o praticante pode perder peso (se aliado a uma alimentação saudável) e modelar sua musculatura, já que a massa corporal magra toma forma.