Até esta sexta-feira 13, mais de 30 mortes e 133 casos da doença eram investigados pelo Ministério da Saúde. Transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres, a febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África. Sua manifestação é igual em ambos os casos de transmissão, visto que o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores.

No meio urbano, a transmissão ocorre através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo da Dengue. A infecção se dá quando uma pessoa que nunca contraiu a febre amarela ou tomou a vacina contra ela, circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Por isso, uma das formas de prevenção é justamente, ao viajar para áreas de risco, tomar a vacina.

As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que haja proliferação. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.
O G1 conversou com especialistas para entender a proporção da epidemia e esclarecer perguntas e dúvidas da população. Confira algumas das perguntas e respostas
sobre o surto em MG:

– A doença vai se espalhar por todo o Brasil?
Depende. De acordo com os especialistas, se a população de Minas Gerais e das áreas afetadas passar por uma boa vacinação de contenção, o surto irá diminuir. Todas as pessoas residentes nas regiões dos casos devem ser imunizadas. O Ministério da Saúde informou que todos os estados estão abastecidos com a vacina e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas. O órgão disse, ainda, que enviou 735 mil vacinas ao estado, totalizando mais de 1 milhão de doses ao estoque de Minas Gerais.

– Devo sair atrás da vacina, então?
Como o surto está concentrado fora das regiões urbanas, o Ministério da Saúde recomendou que todas as pessoas que residem em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e aqueles que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, devem se imunizar. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão fora da área de recomendação para a vacina. Saiba mais: http://glo.bo/2ixTX38