O protetor solar, além de oferecer proteção contra efeitos do sol, como queimaduras em diversos graus, câncer de pele e manchas, é o principal agente contra o fotoenvelhecimento. O fotoenvelhecimento acontece quando existe uma exposição ao sol prolongada, resultando em uma pele enrugada, sem elasticidade e com manchas. Por isso, é extremamente importante usá-lo diariamente no rosto e corpo.

Algumas dicas são: Observar o fator de proteção solar; é importante usar protetores com fator de proteção acima de 30 e que possuam proteção UVA e UVB. Também é importante verificar o PPD, que protege contra raios UVA. Na mesma proporção, a hidratação da pele também é essencial e começa de dentro pra fora. Por essa razão, e para o bom funcionamento do organismo, o recomendado é ingerir 2,5 litros de água diariamente. Além disso, evite exposições prolongadas ao sol, principalmente nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10h e 16h tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Lembre-se de aplicar o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol, pois esse é o tempo necessário para a estabilização da ação protetora na pele e aplicá-lo novamente a cada duas horas, incluindo orelhas e lábios. Outra dica para proteger a pele é mesmo nos dias nublados passar o protetor solar, visto que até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra. Portanto, use o protetor solar diariamente.

Nesse contexto de proteção à pele, a hidratação também é necessária. Para saber qual é o creme hidratante ideal, você precisa conhecer o seu tipo de pele. Uma dica é pensar no tipo de produto, ou seja, na sua consistência. Os cremes são indicados para peles mais secas, enquanto os óleos são indicados para a proteção do corpo. Assim como o protetor solar, em que o ideal é usar um para o rosto e outro para o corpo, a indicação é que o hidratante obedeça a mesma regra.

Lembre-se sempre de buscar a orientação de um dermatologista, principalmente se você tem a pele sensível ou problemas com acne, ele saberá que tipos de produtos são indicados para sua pele.