Com o aumento da temperatura, os focos de doenças transmitidas por mosquitos aumentam, o que gera sempre muitas dúvidas, preocupações e inseguranças.

Primeiramente, é importante lembrar que há como prevenir-se de forma simples e através da conscientização de toda a população. Em geral, diversas pessoas são contaminadas por mosquitos vindos de focos longe de suas residências. Isso acontece porque o padrão é pensar que fazer a sua parte é o suficiente. Converse com amigos, familiares e, principalmente, com a vizinhança. Todos têm papel fundamental na prevenção dessas doenças. Por isso, é importante não deixar água acumulada em garrafas, telhas, calhas, pneus e vasos de planta. O uso de telas, repelentes e inseticidas é um auxílio para quem já verificou possíveis focos da doença. Com essas medidas, a saúde de todos agradece!

Mas se as duas doenças são transmitidas por mosquitos, qual a diferença quanto aos sintomas? Na dengue há febre alta, dores nos músculos e nas articulações. Em casos mais graves, também há sangramentos intensos e estado de choque. Pode haver ocorrências de: Dor local; abdômen, articulações, atrás dos olhos, costas, músculos ou ossos, no corpo; calafrios, fadiga, febre ou perda de apetite, no aparelho gastrointestinal; náusea ou vômito, na pele; erupções ou manchas vermelhas. Além disso, também é comum sentir dor de cabeça, dor de garganta, facilidade em formar hematomas ou hemorragia. Na chikungunya, os sintomas são semelhantes: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Além disso, na dengue as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por um período prolongado, ou seja, por meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença afeta bastante a qualidade de vida do paciente, em virtude da persistência da dor.

O tratamento é sintomático, havendo necessidade de ingerir muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva. Pacientes com dengue ou chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. O paracetamol e a dipirona são os medicamentos de escolha para o alívio dos sintomas de dor e febre devido ao seu perfil de segurança, sendo recomendado tanto pelo Ministério da Saúde, como pela Organização Mundial da Saúde.