No dia 1º de outubro de 2003, foi aprovado, aqui no Brasil, o Estatuto do Idoso, que prevê em seu art. 2º a garantia ao idoso de todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Envelhecer é parte da vida e nós sabemos que não há uma pessoa sequer que não passará por esse processo. E, diferente do que muitos de nós acreditam, a terceira idade não necessariamente é um momento marcado pela solidão, pela tristeza e pelas doenças, muito pelo contrário, é possível viver bem, com qualidade de vida e muita saúde e animação!

A realidade é que, ainda que essa fase da vida chegue trazendo diversas mudanças e algumas delas não sendo nada fáceis, a população brasileira está se tornando cada vez mais velha e cabe a toda a sociedade trabalhar para que nossos idosos tenham sua saúde e bem-estar assegurados.

No art. 3º do Estatuto, é ressaltada a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, entre outros, a saúde, a alimentação, a educação, a cultura, o lazer, a liberdade, a dignidade, o respeito e a convivência familiar e comunitária.

Para cuidar bem dos pais, avós e demais idosos que estão na sua vida, trouxemos algumas dicas de ouro para que você garanta ou os incentive a alcançarem uma vida cada vez melhor!

O primeiro passo, antes de seguirmos para as dicas em si, é trabalhar na preservação, ou seja, estar atento e se antecipar aos problemas comuns à terceira idade, realizando mudanças para que o(a) tenha as condições apropriadas para envelhecer bem, por exemplo, adaptar os ambientes da casa para evitar acidentes.

Confira nossas outras dicas:

1. O corpo foi feito para se movimentar

A prática de atividades físicas é muito importante para mantermos a saúde do corpo e da mente e, para aqueles que chegaram na terceira idade, não seria diferente.

Seja aulas de dança de salão, pilates, hidroginástica ou alguns minutos de caminhada diários, o que vale é levantar do sofá e descobrir algum exercício que proporcione prazer à pessoa: o indicado é fazer de 3 a 5 sessões de 40 minutos de exercícios por semana.

2. Nossa alimentação deve ser nossa aliada

Pratos bem coloridos deveriam ser chamados de saúde comestível, afinal, uma dieta nutritiva e recheada de legumes, verduras e frutas auxilia na manutenção de todo o nosso corpo.

Por exemplo, manter uma dieta rica em alimentos de alto valor nutricional é fundamental não só para promover mais bem-estar, mas também para fortalecer o sistema imunológico e prevenir diversas doenças, por exemplo.

Ainda, evite comprar alimentos processados, gordurosos ou com excesso de açúcar e sal.

3. Água é vida

Idosos tendem a sentir menos sede, o que facilita sua desidratação. Não deixe de oferecer um copo d’água constantemente para incentivar o consumo hídrico e, no caso dos idosos mais ativos, deixar um lembrete em algum lugar visível pode ser uma boa forma de incentivá-los a beber água.

4. Família e amigos sempre por perto

O idoso que passa seus dias só dentro de casa, pode desenvolver problemas psicológicos, como depressão, ansiedade e solidão. Para manter uma boa saúde mental, a saída é sempre estar em contato com a família e/ou amigos.

Por exemplo, chamar as pessoas da terceira idade para sair de casa e aproveitar momentos de lazer ao lado de parentes pode contribuir para que se sintam amados e incluídos na família.

Outra dica é incentivar a participação de projetos, grupos de crochê ou de leitura, aulas de pintura, saídas para tomar café com amigas ou até mesmo resgatar hobbies.

5. Acompanhamento médico é mais que essencial

Quando falamos do acompanhamento médico não falamos do monitoramento de doenças, mas sim das idas frequentes ao consultório para justamente evitá-las!

Além das visitas ao médico, não deixe de realizar exames periodicamente, tanto para prevenir o surgimento de possíveis doenças, como para controlar aquelas que já existem.

Alguns dos exames mais indicados, são:

– Hemograma;

– Urina Rotina;

– Ureia e Creatinina;

– Transaminases (TGO/TGP) e GGT;

– TSH e T4 Livre;


– Proteínas Totais e Albumina;

– 25-Hidroxi-Vitamina D;

– Glicemia de Jejum;

– PSA Livre e Total;

– Pesquisa de sangue oculto nas fezes;

– Perfil Lipídico.

No Laboratório Gerardo Trindade, você encontra combos de check-up para homens e mulheres da terceira idade. Para saber mais sobre os combos de exames, entre em contato pelo WhatsApp.

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!