Há 22 anos atrás, a Federação Mundial do Coração instituiu o dia 29 de setembro como o Dia Mundial do Coração: uma data com o único (e importante) objetivo de alertar pessoas em todo o mundo sobre o quanto é fundamental mantermos nosso coração com uma boa saúde.
Ainda é bem comum encontrarmos pessoas que acreditam que os cuidados com a saúde desse órgão vital só devem ser tomados na terceira idade, mas a realidade é que, para chegar lá com o coração batendo forte e vigoroso, devemos começar a nos cuidar o quanto antes!
De fato, a melhor maneira de não ser pego de surpresa pelo diagnóstico de alguma doença cardíaca é adotar agora mesmo os famosos hábitos saudáveis e, bem, o Dia Mundial do Coração é uma excelente data para olhar com um pouco mais de carinho para sua rotina e mudar algumas coisas, você não acha?
Antes de apontarmos os hábitos indispensáveis para a saúde de seu coração, que tal aprender um pouco mais sobre esse órgão?
Ele que é o músculo mais importante do corpo, é um pequeno órgão (pesa entre 250g e 300g nos adultos) que, a cada batida, fornece o oxigênio e os nutrientes necessários para que cada uma de nossas células funcionem direito e, também, retira os produtos residuais dos tecidos, como o dióxido de carbono.
O mais fascinante é que, em um formato próximo ao de um tubo, o coração é a primeira estrutura a se formar dentro do útero e, à medida em que nos desenvolvemos como embriões, ele vai se tornando mais complexo, tomando a forma que conhecemos, com quatro câmaras. Ou seja, o coração está batendo desde o momento inicial de nossa vida, até o fim dela.
Contudo, por mais maravilhoso que nosso coração seja, ele tem uma pequena desvantagem: não é bom em se consertar. As células cardíacas são especializadas em se contrair e teriam que parar de bater para se multiplicar, dividir e recuperar o tecido que sofreu certo dano. Porém, esse não é um luxo que elas podem se dar, afinal, o coração não pode parar de bater por um período de tempo e depois voltar a funcionar.
Se alguém, por exemplo, sofre um ataque cardíaco ou algum outro tipo de lesão no coração, geralmente, a parte afetada do músculo cardíaco morre e não se recupera mais. Ou seja, se nosso coração não consegue se regenerar sozinho, o melhor que podemos fazer é evitar que algum problema aconteça, certo? Por isso é tão importante que cuidemos do nosso coração!
Para começar, a alimentação pode ser uma grande aliada na busca por melhorar nossa saúde cardíaca. Confira agora algumas orientações dadas pela BBC com base no guia alimentar para “melhorar a saúde cardiovascular”, da Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA):
1. Ajuste a ingestão e o gasto energético para ter um peso saudável;
2. Coma muitas frutas e verduras (com variedade);
3. Coma grãos integrais em vez de refinados;
4. Escolha fontes saudáveis de proteína, como as nozes, a soja, o tofu, o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha;
5. Use óleos vegetais líquidos;
6. Prefira alimentos minimamente processados;
7. Reduza a ingestão de açucarados;
8. Diminua ou elimine a ingestão de sal;
9. Se você não bebe álcool, não comece. Se beber, limite seu consumo;
10. Siga essas dicas independente de onde os alimentos são preparados ou comidos.
Além de mudar seus hábitos alimentares, é preciso trabalhar algumas mudanças em todo o seu estilo de vida e, para isso, também reunimos algumas dicas fundamentais para quem busca cuidar do coração.
Movimente seu corpo
Um fator determinante na saúde do seu coração é a prática frequente de algum tipo de atividade física: atividades aeróbicas, como caminhada, corrida e bike, ou até mesmo a musculação, trazem benefícios importantes para a saúde cardíaca. Movimentar o corpo com regularidade melhora a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, contribuindo, também, para a diminuição da glicose, do risco de trombose e de inflamações no sangue. Assim, o recomendado é destinar de 30 a 40 minutinhos do dia para realizar algum tipo de exercício em ritmo moderado.
Diga não ao cigarro
Largar o cigarro não é tarefa simples, mas é muito importante para ter saúde e qualidade de vida. Acontece que o tabagismo pode ser relacionado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 25% das mortes por doenças do coração, além de ser um dos principais agressores do endotélio, a camada de tecido que reveste a parede interna de todos os vasos sanguíneos, do coração até os capilares. Outro malefício desse hábito é o fato de que o cigarro favorece a formação das placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos, que representam o estopim para o infarto.
Cuide da mente e do psicológico
O estresse e a ansiedade aumentam a pressão arterial, o pulso cardíaco e os níveis de hormônios que, em excesso, prejudicam nosso organismo. Porém, além de fazer terapia para se conhecer melhor e aprender a lidar com suas emoções, existem diversas ações que podem te ajudar a mandar o estresse para bem longe: assistir a uma comédia ao lado de quem você ama, tomar um café com algumas amigas, dar um beijo bom ou um passeio relaxante, ler um livro que você goste, fazer alguns minutinhos diários de meditação ou yoga, entre muitas outras possibilidades.
Mantenha seus exames em dia
Separar uma data para passar com o cardiologista anualmente e fazer um check-up completo é uma medida fundamental para garantir a saúde de seu coração. De acordo com um estudo brasileiro, amostras de sangue que mostram o nível das proteínas podem dar informações precoces sobre a aparição de placas de gordura arterial que representam uma ameaça ao bom funcionamento do coração.
A hereditariedade é um fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares e, se você tem histórico dessas doenças na família, não deixe de fazer os exames com frequência!
Para manter a boa saúde do coração, os exames indicados são:
– Colesterol total e frações + triglicérides
– Proteína C reativa ultrassensível
– Glicemia em jejum e hemoglobina glicada
– Ureia e creatinina
– Eletrocardiograma
– Teste ergométrico
Além do histórico familiar, o sedentarismo, o tabagismo, o sobrepeso, principalmente o excesso de gordura abdominal, o estresse, a ansiedade e o estilo de vida acelerado, são fatores de risco que independem da idade do paciente. Por isso, para manter a saúde do coração é fundamental seguir os hábitos indicados acima e optar por um estilo de vida mais saudável.
Conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde, inclusive do seu coração! Agende seus exames através do WhatsApp clicando aqui!
Deixe um comentário