Provavelmente você já ouviu falar que o colesterol é um dos principais perigos para nossa saúde, certo? Mas, possivelmente, você também já ouviu falar em colesterol bom e o ruim. Continue nesse artigo que nós te explicaremos tudo sobre as diferenças entre os tipos de colesterol e dos triglicerídeos. Boa leitura!

Colesterol Bom e Colesterol Ruim


O colesterol é uma gordura natural presente em todas as células do corpo humano, sendo, inclusive, necessária para a formação das membranas celulares, dos ácidos biliares, bem como para a síntese de hormônios, como o estrogênio e a testosterona, e para a metabolização de vitaminas, como a vitamina D.


A maior parte do colesterol é produzida no fígado, ainda que também o obtemos
através da alimentação. A partir do fígado ou do intestino, o colesterol é levado pela corrente sanguínea, onde se une às lipoproteínas, divididas em três grupos: as de baixa densidade (LDL e VLDL) e as de alta densidade (HDL).

Essa interação define se o colesterol será bom ou ruim. O colesterol que se une às partículas LDL e VLDL forma uma partícula mais pesada, que tem maior probabilidade de se depositar nas paredes das artérias, favorecendo a formação de placas gordurosas (ateromas), diminuindo o calibre do vaso sanguíneo e dificultando o fluxo sanguíneo. Já as partículas HDL transportam o excesso de colesterol de volta para o fígado para que seja metabolizado e eliminado do corpo humano.

Lançando mão da metáfora cinematográfica, é como se o colesterol HDL fosse o mocinho, responsável por limpar toda a bagunça deixada pelo bandido, o colesterol LDL e VLDL. Os últimos facilitam o surgimento de doenças como aterosclerose, infartos e acidentes vasculares cerebrais, também conhecidos como derrames.


Acompanhamento dos níveis lipídicos


Então, os níveis de colesterol estão diretamente ligados ao surgimento de doenças cardiovasculares, por isso é importante manter hábitos saudáveis ao longo da vida e realizar exames de sangue com frequência, principalmente porque as complicações advindas das taxas inadequadas de colesterol bom e ruim normalmente só são sentidas quando o problema já está em fase avançada.

No perfil lipídico são verificados o colesterol total, o triglicérides – outra particular gordurosa presente no nosso corpo – e a determinação das frações de colesterol: HDL (o colesterol bom), LDL, VLDL (o colesterol mais perigoso).

Assim, o colesterol total alto não necessariamente é sinal de problema, já que pode ser que o colesterol bom esteja acima do recomendado, geralmente não apresentando risco de doenças. Entretanto, a situação é diferente se o colesterol ruim estiver alto, apresentando risco à saúde.

Em relação aos números de referência apresentados no exame de sangue, o colesterol bom (HDL) com valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons, mas o ideal é que esteja acima de 60 mg/dL.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia revisou há alguns anos os valores de referência para as taxas de colesterol e triglicérides, correlacionando a referência à idade e ao risco cardíaco da pessoa. Um paciente com maior risco cardíaco tem que manter os valores de colesterol LDL e VLDL, bem como de triglicérides, bem mais baixos que as outras pessoas. Saiba mais sobre estes valores de referência clicando aqui.

Hábitos Saudáveis Para Reduzir o Colesterol Ruim


Existe uma série de hábitos que auxiliam pessoas que pretendem ou necessitam diminuir os níveis do colesterol LDL e VLDL e triglicérides, reunimos 10 deles:

  1. Evite gorduras não saudáveis, como frituras de imersão e carnes gordas;
  2. Tenha cuidado com o açúcar de fontes ocultas, como frutoses e algumas dextrinas;
  3. Inclua o azeite, castanhas, abacate, peixes e outras boas fontes de gordura à dieta;
  4. Aposte em alimentos com fibras, como aveia e cereais integrais
  5. Pratique atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia;
  6. Aposte em alimentos que ajudam na redução do colesterol, como linhaça, nozes, peixes de água fria, chocolate amargo, entre outros;
  7. Evite o consumo de alimentos processados, por exemplo, hambúrgueres, nuggets, salsichas, apresuntados, etc.;
  8. Não fume quaisquer tipos de cigarro;
  9. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  10. Realize exames de check-up frequentemente.

E você sabe como estão as suas taxas de colesterol? O Gerardo Trindade tem parceria com diversos convênios e também atende de forma privada. Entre  em contato através do WhatsApp clicando aqui e agende seus exames de check-up em nosso laboratório!