Quando um novo ano está para começar nós temos a chance de aproveitar o embalo da novidade e fazer tudo diferente, passar tudo a limpo, estabelecer prioridades e planejar o que esperamos de nós mesmos e da nossa vida no futuro. Isso inclui, claro, priorizar o que pra nós é mais importante. Em qual lugar da sua lista de prioridades em 2022 consta a mudança de hábitos e o cuidado com a sua saúde?

Uma dica para começar o ano com o pé direito é não deixar pra decidir depois o que deve ser priorizado, até porque pode parecer mais fácil deixar pra fazer qualquer tipo de mudança só depois do Carnaval – que é quando muita gente diz que o ano começa. Então mão na massa na sua lista de prioridades! Confira algumas dicas:

Faça uma lista (possível) do que deseja realizar

Ao fazer isso você acaba passando para o papel o que tinha apenas em mente e pode, finalmente, começar a colocar em ação suas prioridades. Mas atenção, essa lista precisa ser possível. Do contrário, você pode acabar desanimando e desistindo de correr atrás dos seus objetivos por serem difíceis demais. Por exemplo, se você quer perder peso no próximo ano, priorize na lista: “reeducação alimentar” em vez de “dieta.” Dessa forma, você sabe que precisa modificar seus hábitos aos poucos e não restringir sua alimentação a um grupo de alimentos A ou B, fazendo a dieta da moda. 

Tenha em mente que a saúde começa pela boca

Ao começar uma reeducação alimentar você vai acabar evitando uma série de alimentos por vontade própria, como frituras, açúcares, alimentos industrializados, álcool, entre outros. – Frituras;

Crie oportunidades de ser mais saudável diariamente

Uma amigo fez um convite para dar uma corrida no fim do dia? Aceite! Mesmo sabendo o quanto a atividade física é importante para a saúde e longevidade, muita gente opta por viver uma vida sedentária. Por isso, para evitar a desculpa da falta de tempo ou do cansaço, a dica  é organizar a sua agenda, chamar os amigos e tornar esse momento uma verdadeira diversão. 

Cuide da sua saúde mental 

O esforço de arrumar um tempo a mais para descansar e curtir a sua família deve ser uma prioridade. Afinal, a decisão de não sucumbir ao estresse, viver mais (e melhor) é só sua. Lembre-se de desacelerar e curtir o momento presente, sua saúde mental agradece!

Faça seu check-up 

Logo no início do ano, vá ao médico e faça os seus exames de rotina. Assim, você pode começar o ano com a sua saúde em dia, além de bem informado sobre as mudanças que precisam ser feitas para melhorar o seu estilo de vida.

Conte com o Gerardo Trindade!