O que você mais gosta de fazer na estação mais quente do ano? Verão é sinônimo de sol, praia, piscina e atividades ao livre, mas é importante tomar alguns cuidados com a saúde!

Vai passar muitas horas exposto ao calor? Hidrate-se! O corpo começa a gastar líquido na transpiração para equilibrar a temperatura. Além disso, a desidratação causa um prejuízo no sistema imunológico, aumentando as chances de ocorrência de outras doenças.

O calor do verão também aumenta a proliferação de bactérias em superfícies. Um bom exemplo disso são as comidas de rua, especialmente de self-service, que costumam ficar expostas durante a maior parte do dia. Combinado com uma queda de imunidade, isso aumenta consideravelmente as chances de sofrer uma intoxicação alimentar.

Os cuidados com a pele também são essenciais, principalmente o uso de protetor solar.  Vale lembrar que mesmo em dias mais nublados ou em horários com sol menos forte, ainda é necessário usá-lo. E quanto mais intenso for o sol, maior deve ser o fator de proteção. Além disso, é importante não exagerar na exposição solar. Esse hábito pode levar à formação de outras doenças, como queimaduras e, até mesmo, câncer de pele.

O verão, além de tudo, é ideal para deixar a preguiça de lado e se exercitar! Evite os horários de pico de temperatura e priorize áreas bem ventiladas. Além disso, a natação pode ser uma prática esportiva bem-vinda para driblar o calor. 

Capriche na alimentação: coma frutas, verduras e legumes variados, pois esses alimentos auxiliam na hidratação e na reposição dos sais minerais perdidos com a transpiração. Alimentos gordurosos ou com muito sal podem aumentar a desidratação e tornar a digestão mais lenta, por isso são desaconselhados.

Outra dica  é manter a casa bem ventilada durante o dia, já que isso ajuda a propiciar uma noite de sono mais tranquila. Ar-condicionado e ventiladores podem ser uma alternativa, porém, a manutenção desses aparelhos deve estar em dia para evitar a proliferação de ácaros e bactérias. Além disso,  o ar-condicionado não deve ficar ligado a noite toda, para evitar o ressecamento do ambiente, que pode ocasionar doenças do sistema respiratório. Uma alternativa, então, é colocar uma toalha molhada ou bacia de água no ambiente onde está o aparelho, para deixar o ar mais úmido.

Tão importante quanto todos esses cuidados é manter o check-up em dia, para avaliar o estado geral de saúde. Conte com o Gerardo Trindade!