A hipertensão é uma doença silenciosa, porque na maioria das vezes a pessoa não apresenta sintomas. Isso só torna o diagnóstico ainda mais difícil, mas a boa notícia é que se o paciente mantém os exames em dia a probabilidade é de que a doença seja diagnosticada e o tratamento inicie rapidamente. 

A doença ataca os vasos, coração, rins e cérebro, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Internamente os vasos são recobertos por uma camada fina e delicada, facilmente machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper.

São fatores de risco para que os vasos se contraiam e provoquem o aumento da pressão sanguínea, causando a hipertensão:  fator genético; consumo excessivo de sal e alimentos gordurosos; bebidas alcoólicas; tabagismo; sedentarismo; carga emocional excessiva (estresse). 

Se você é hipertenso deve saber que alguns cuidados são necessários para controlar a hipertensão e viver com qualidade de vida:

– Pratique exercícios físicos regularmente, 30 minutos todos os dias é o suficiente para diminuir a pressão arterial, além de melhorar o seu condicionamento físico;

– Você pode encontrar o melhor tipo de exercício pra você: caminhadas, pequenas corridas intercaladas com caminhadas, bicicleta, hidroginástica, são diversas as opções;

– Evite a ingestão de alimentos gordurosos e ricos em sal;

– Beba bastante água diariamente, não apenas quando sentir sede;

– Priorize a sua alimentação: consuma frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais com frequência;

– Não fume e modere a ingestão de álcool;

– Controle o estresse; encontrar atividades que acalmem a sua mente é muito importante para evitar picos na sua pressão;

– Mantenha suas consultas e exames em dia: eletrocardiogramas, testes ergométricos e exames de sangue.

Homens e mulheres, de qualquer idade, já diagnosticados com hipertensão arterial devem realizar os seguintes exames de 6 em 6 meses: glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ureia, creatinina, microalbuminúria, sódio, potássio, cloreto, urina rotina (EAS).

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!