Boas escolhas e equilíbrio são fundamentais para conquistar qualidade de vida, não à toa os hábitos interferem diretamente na saúde do corpo e da mente. Será que você leva uma vida mais leve em comparação ao passado – recente ou distante? 

Abandonar velhos hábitos é a melhor maneira de dar lugar para os novos e saudáveis. Você pode começar a fazer isso pela alimentação, com simples e importantes trocas: temperos prontos por temperos caseiros e ervas naturais; refinados por integrais; açúcar refinado por demerara ou mascavo; frituras por grelhados ou assados; doces por frutas; achocolatado por cacau em pó;  refrigerantes por sucos naturais ou água saborizada. 

Sabe aqueles alimentos industrializados que você ainda insiste em colocar na lista de compras? Eles são ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, contribuindo para o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, câncer, derrames e infarto. A base da alimentação deve ser sempre os produtos naturais, ricos em nutrientes: legumes, verduras, frutas, leguminosas, castanhas, alimentos integrais e assim por diante.

Muitas pessoas colocam a atividade física num patamar inalcançável, mas é comprovado que uma horinha de caminhada já reduz a pressão arterial, por exemplo, sem falar no bem-estar e disposição que esse simples exercício proporciona. Imagina diariamente? Se você fica muito tempo parado e embarca no sedentarismo isso influencia não apenas no seu colesterol e pressão arterial, mas na sua qualidade de vida no geral. Levanta-se, movimente-se, encontre uma atividade física que combine com você e experimente todos os benefícios de optar pela sua saúde e bem-estar!

Outro aspecto que influencia na qualidade de vida é o sono. Repor as energias e estar no pique total para o dia que você tem pela frente é muito importante para todas as funções do organismo, incluindo as funções do cérebro! A dica é criar um ritual do sono: desligar os aparelhos eletrônicos algumas horas antes de ir para cama, fazer um chá, deixar o quarto arejado, colocar lençóis limpinhos, deixar o ambiente cheiroso e relaxante, pegar um bom livro e criar o hábito de dormir sempre no mesmo horário. 

Suas escolhas interferem diretamente na sua qualidade de vida, no exemplo que você dá aos seus filhos e às pessoas que moram com você, além de ditar o ritmo da sua saúde – não apenas na ausência de doenças, mas no seu bem-estar, disposição, vigor e alegria diariamente!

Viver leve é ter a consciência tranquila de que você está fazendo o melhor que pode para cuidar de quem mais importa, você!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!