Há um ano o mundo recebeu a notícia de que vivia uma pandemia, um vírus desconhecido circulava e as pessoas mais afetadas, a princípio, eram os idosos. Com o tempo, algumas coisas mudaram, incluindo a perspectiva da vacinação em massa, mas algumas notícias falsas ainda circulam – principalmente nas redes sociais. 

1- Pessoas de todas as idades, incluindo crianças, podem ser infectadas pela covid-19 

Verdade. Pessoas de qualquer idade podem ser acometidas pelo vírus. Crianças e adolescentes costumam apresentar quadros leves ou assintomáticos. No entanto, já foram registrados casos graves e até morte, nestes grupos. 

2 – Quem pegou o coronavírus está imune de pegar a doença novamente

Mito. Com a disseminação das novas variantes é possível que as reinfecções sejam mais frequentes do que antes. 

3- As vacinas são seguras 

Verdade. Não há relatos de mortes relacionadas às vacinas. Sendo assim, de acordo com os especialistas, os benefícios da vacinação são imensamente superiores a qualquer risco relacionado a elas. Porém, para alguns grupos, como lactantes e gestantes ainda não há certeza da segurança das vacinas, pois as vacinas não foram testadas nestes grupos.

4 – A Covid é letal em qualquer idade 

Verdade. Todas as faixas etárias, desde recém-nascidos, têm risco de morrer por COVID-19, porém o risco de morte é maior em idosos e pessoas com comorbidades, por serem mais propensos ao desenvolvimento dos quadros mais graves da doença.

5- O consumo de alguns tipos de alimentos e vitaminas protege contra a Covid-19

Mito. Nenhum tipo de alimento ou vitamina é capaz de promover um efeito protetor específico em relação à doença. Porém, já é sabido que a vitamina D e o zinco são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico como um todo. A maior proteção que temos é seguir os cuidados básicos: usar máscara, lavar as mãos ou usar álcool gel, manter o distanciamento mínimo de 1,5 m de outras pessoas e evitar aglomerações. 

6- O vírus fica suspenso no ar

Verdade. Os aerossóis, que são partículas menores geradas por fala, tosse, espirro e que podem ficar suspensas no ar por horas, sobretudo em ambientes fechados e mal ventilados. 

7- Os sapatos podem espalhar o vírus 

Verdade, mas é uma forma de transmissão incomum. A grande maioria dos casos é transmitida através da eliminação, pela pessoa infectada, de gotículas contendo o vírus que atingem os olhos, nariz e boca de outro indivíduo. 

8- Pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus 

Verdade. O período de transmissibilidade começa antes do início dos sintomas (geralmente 48 horas antes). Mas, ele pode se estender até 10 ou 20 dias após, dependendo da gravidade da doença e da carga viral que a pessoa foi submetida. Por isso a importância de não confiar em ninguém, porque a pessoa pode não saber que está infectada. Use máscara, higienize as mãos e mantenha o distanciamento social.

Se você teve contato com uma pessoa infectada ou apresenta sintomas suspeitos, não fique na dúvida! Faça o teste do antígeno no Laboratório Gerardo Trindade. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores as chances de um bom prognóstico e menos pessoas você poderá contaminar. O resultado do seu exame é liberado em até uma hora! 

Gerardo Trindade, há 58 anos cuidando da saúde de sua família!