Mês: abril 2021

A importância do check-up em tempos de pandemia

Desde o ano passado o foco das preocupações da população é a covid-19, e com razão, mas é importante ter em mente que todas as outras doenças não podem ser esquecidas e, quando instaladas, devem ser monitoradas pelo médico com regularidade.

Muitas doenças são silenciosas, isso quer dizer que elas não apresentam nenhum sintoma, sendo detectadas apenas após um diagnóstico. Além disso, as comorbidades já são comprovadas como fatores de risco para pacientes com coronavírus. Isso só reforça a importância da realização periódica do check-up.

Para facilitar a realização dos seus exames foram montados perfis diferentes de check-ups no Gerardo Trindade, de acordo com a sua idade, sexo e condição clínica:

BÁSICO PLUS: homens e mulheres até 40 anos, sem doenças pré-diagnosticadas. Pode ser feito até por crianças. Exames indicados: hemograma, glicose jejum, colesterol total e frações, triglicérides, uréia, creatinina, TGO, TGP, GGT, ácido úrico, TSH, T4 livre, Vitamina D, urina rotina (EAS), pesquisa de sangue oculto nas fezes.

FEMININO PREMIUM: mulheres acima de 40 anos, na pré-menopausa ou na menopausa. Exames indicados: check-up básico plus + LH, FSH, estradiol, progesterona, CA125.

FEMININO MASTER: mulheres acima de 60 anos. Exames indicados: check-up feminino premium + vitamina B12, ácido fólico, sódio, potássio, cloretos, magnésio, zinco, fósforo, cálcio, cálcio iônico, PTH.

GESTANTE: deve ser realizado com a regularidade solicitada pelo médico. Exames: hemograma, ferro, ferritina, ácido fólico, vitamina B12, grupo sanguíneo/fator Rh, glicose jejum, Teste de tolerância oral à glicose, uréia, creatinina ,Vitamina D, rubéola IgG e IgM,toxoplasmose IgG e IgM, citomegalovírus IgG e IgM, HCV, anti, HBsAg, VDRL, urina rotina (EAS), urocultura.

MASCULINO PREMIUM: homens acima de 40 anos, sem doenças pré-diagnosticadas. Exames indicados: check-up básico plus + PSA livre/total, testosterona, total/livre.

MASCULINO MASTER: homens acima de 60 anos. Exames indicados: check-up masculino premium + cálcio, cálcio iônico, PTH, fósforo, vitamina B12, ácido fólico, sódio, potássio, cloreto, magnésio, zinco.

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!


Por uma vida mais leve: como os hábitos interferem na qualidade de vida?

Boas escolhas e equilíbrio são fundamentais para conquistar qualidade de vida, não à toa os hábitos interferem diretamente na saúde do corpo e da mente. Será que você leva uma vida mais leve em comparação ao passado – recente ou distante? 

Abandonar velhos hábitos é a melhor maneira de dar lugar para os novos e saudáveis. Você pode começar a fazer isso pela alimentação, com simples e importantes trocas: temperos prontos por temperos caseiros e ervas naturais; refinados por integrais; açúcar refinado por demerara ou mascavo; frituras por grelhados ou assados; doces por frutas; achocolatado por cacau em pó;  refrigerantes por sucos naturais ou água saborizada. 

Sabe aqueles alimentos industrializados que você ainda insiste em colocar na lista de compras? Eles são ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, contribuindo para o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, câncer, derrames e infarto. A base da alimentação deve ser sempre os produtos naturais, ricos em nutrientes: legumes, verduras, frutas, leguminosas, castanhas, alimentos integrais e assim por diante.

Muitas pessoas colocam a atividade física num patamar inalcançável, mas é comprovado que uma horinha de caminhada já reduz a pressão arterial, por exemplo, sem falar no bem-estar e disposição que esse simples exercício proporciona. Imagina diariamente? Se você fica muito tempo parado e embarca no sedentarismo isso influencia não apenas no seu colesterol e pressão arterial, mas na sua qualidade de vida no geral. Levanta-se, movimente-se, encontre uma atividade física que combine com você e experimente todos os benefícios de optar pela sua saúde e bem-estar!

Outro aspecto que influencia na qualidade de vida é o sono. Repor as energias e estar no pique total para o dia que você tem pela frente é muito importante para todas as funções do organismo, incluindo as funções do cérebro! A dica é criar um ritual do sono: desligar os aparelhos eletrônicos algumas horas antes de ir para cama, fazer um chá, deixar o quarto arejado, colocar lençóis limpinhos, deixar o ambiente cheiroso e relaxante, pegar um bom livro e criar o hábito de dormir sempre no mesmo horário. 

Suas escolhas interferem diretamente na sua qualidade de vida, no exemplo que você dá aos seus filhos e às pessoas que moram com você, além de ditar o ritmo da sua saúde – não apenas na ausência de doenças, mas no seu bem-estar, disposição, vigor e alegria diariamente!

Viver leve é ter a consciência tranquila de que você está fazendo o melhor que pode para cuidar de quem mais importa, você!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!


Coronavírus: mitos e verdades

Há um ano o mundo recebeu a notícia de que vivia uma pandemia, um vírus desconhecido circulava e as pessoas mais afetadas, a princípio, eram os idosos. Com o tempo, algumas coisas mudaram, incluindo a perspectiva da vacinação em massa, mas algumas notícias falsas ainda circulam – principalmente nas redes sociais. 

1- Pessoas de todas as idades, incluindo crianças, podem ser infectadas pela covid-19 

Verdade. Pessoas de qualquer idade podem ser acometidas pelo vírus. Crianças e adolescentes costumam apresentar quadros leves ou assintomáticos. No entanto, já foram registrados casos graves e até morte, nestes grupos. 

2 – Quem pegou o coronavírus está imune de pegar a doença novamente

Mito. Com a disseminação das novas variantes é possível que as reinfecções sejam mais frequentes do que antes. 

3- As vacinas são seguras 

Verdade. Não há relatos de mortes relacionadas às vacinas. Sendo assim, de acordo com os especialistas, os benefícios da vacinação são imensamente superiores a qualquer risco relacionado a elas. Porém, para alguns grupos, como lactantes e gestantes ainda não há certeza da segurança das vacinas, pois as vacinas não foram testadas nestes grupos.

4 – A Covid é letal em qualquer idade 

Verdade. Todas as faixas etárias, desde recém-nascidos, têm risco de morrer por COVID-19, porém o risco de morte é maior em idosos e pessoas com comorbidades, por serem mais propensos ao desenvolvimento dos quadros mais graves da doença.

5- O consumo de alguns tipos de alimentos e vitaminas protege contra a Covid-19

Mito. Nenhum tipo de alimento ou vitamina é capaz de promover um efeito protetor específico em relação à doença. Porém, já é sabido que a vitamina D e o zinco são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico como um todo. A maior proteção que temos é seguir os cuidados básicos: usar máscara, lavar as mãos ou usar álcool gel, manter o distanciamento mínimo de 1,5 m de outras pessoas e evitar aglomerações. 

6- O vírus fica suspenso no ar

Verdade. Os aerossóis, que são partículas menores geradas por fala, tosse, espirro e que podem ficar suspensas no ar por horas, sobretudo em ambientes fechados e mal ventilados. 

7- Os sapatos podem espalhar o vírus 

Verdade, mas é uma forma de transmissão incomum. A grande maioria dos casos é transmitida através da eliminação, pela pessoa infectada, de gotículas contendo o vírus que atingem os olhos, nariz e boca de outro indivíduo. 

8- Pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus 

Verdade. O período de transmissibilidade começa antes do início dos sintomas (geralmente 48 horas antes). Mas, ele pode se estender até 10 ou 20 dias após, dependendo da gravidade da doença e da carga viral que a pessoa foi submetida. Por isso a importância de não confiar em ninguém, porque a pessoa pode não saber que está infectada. Use máscara, higienize as mãos e mantenha o distanciamento social.

Se você teve contato com uma pessoa infectada ou apresenta sintomas suspeitos, não fique na dúvida! Faça o teste do antígeno no Laboratório Gerardo Trindade. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores as chances de um bom prognóstico e menos pessoas você poderá contaminar. O resultado do seu exame é liberado em até uma hora! 

Gerardo Trindade, há 58 anos cuidando da saúde de sua família!

Alimentação e movimento: uma dupla de sucesso na prevenção de doenças

Você costuma procurar um médico apenas quando sente algum desconforto ou dor? Então você faz parte do grupo de pessoas que defendem a medicina curativa. Em contrapartida, não seria bem mais proveitoso prevenir esses desconfortos ou dores através de uma dupla de sucesso na prevenção de doenças: a alimentação e a prática de exercícios físicos?

Vivemos em um mundo acelerado em todos os sentidos, dizemos que 24h por dia é pouco para trabalhar, cuidar da casa, da família, das pendências e do principal, da nossa saúde. Será? Claro que os desafios de organizar tudo isso de forma que nada fique de fora é muito grande, mas não impossível. Ao fazê-lo você não estará “gastando” horas, mas investindo suas horas em algo muito maior: qualidade de vida! 

Cuidar da saúde deve ser sua maior prioridade, a número 1 da sua lista de afazeres. Falando assim parece muito complicado, mas é mais fácil do que você imagina. Já é comprovado que ter uma alimentação saudável e equilibrada, além de uma rotina de atividades físicas, é capaz de prevenir inúmeras doenças. Não apenas isso, essa dupla contribui para que você conquiste qualidade de vida, bem-estar, vigor, disposição, alegria e saúde mental, independente da sua idade. 

Se você considera um desafio começar a mudar seus hábitos você não está sozinho. A dica é começar de forma gradual, tanto na escolha dos alimentos que vão para o prato quanto nos movimentos. Com o tempo e para que você fique mais seguro em relação às suas escolhas você pode procurar um profissional de nutrição para uma dieta individualizada, a fim de prevenir e reduzir os índices de doenças, levando em consideração a sua individualidade bioquímica, equilíbrio nutricional, biodisponibilidade de nutrientes e histórico familiar. 

Os exercícios físicos, por sua vez, liberam hormônios que regulam o organismo e aceleram o metabolismo. Não é necessário pegar pesado, basta que você encontre uma atividade que se adeque à sua rotina e perfil. O ideal é que você pratique essa atividade pelo menos três vezes por semana, intercalando com o descanso. 

A melhor maneira de começar a fazer essas mudanças é acreditando no seu potencial. Todos os dias a escolha de não apenas prevenir as doenças, mas ter qualidade de vida e saúde, é exclusivamente sua. 

É imprescindível fazer um check-up para avaliar seu estado de saúde geral e não fazer nenhuma mudança radical sem acompanhamento médico. 

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!