O termo conhecido como doenças crônicas é amplamente utilizado para caracterizar as doenças de progressão lenta e de longa duração, que podem ser assintomáticas e silenciosas ou apresentar algum tipo de manifestação no corpo.
A maioria das doenças crônicas podem ser prevenidas através de hábitos saudáveis, mas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das vítimas fatais em todo mundo, ou seja, doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, pulmonares, renais, distúrbios na tireoide, câncer, entre outras.
Existem muitas doenças crônicas, é claro, mas elas são facilmente detectáveis por meio de um simples check-up anual. Além do diagnóstico, os exames laboratoriais assumem um papel de protagonismo no monitoramento dessas doenças. Na aterosclerose, por exemplo, que ocorre quando há um acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, é fundamental ter o controle dos índices de colesterol para averiguar se a doença está sob controle ou evoluindo. No caso da diabetes, por exemplo, esse acompanhamento é feito a partir da avaliação dos níveis de açúcar, como a hemoglobina glicada e a glicemia em jejum e assim por diante.
Segundo o Ministério da Saúde, 57,4 milhões de brasileiros possuem pelo menos uma doença crônica não transmissível. É importante lembrar que a identificação de sintomas já significa que a doença está instalada. Dessa forma, em comparação àquelas pessoas que identificaram algum tipo de doença crônica de maneira precoce, o tratamento pode não ser tão eficiente.
Fatores como histórico de doenças crônicas na família, sexo, idade, hábitos prejudiciais, como alimentação inadequada e falta de exercícios físicos, além do abuso de álcool e drogas, contribuem para o surgimento de doenças crônicas.
Mesmo que você não se encaixe em pelo menos um dos fatores indicados anteriormente não deixe de realizar o seu check-up uma vez por ano! Para cada pessoa, de acordo com sua idade, sexo, histórico familiar e estilo de vida, existe um check-up mais indicado. O diagnóstico precoce o acompanhamento de doenças crônicas podem salvar vidas!
Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!