Segundo a expectativa do IBGE, até 2050 a população de idosos triplicará no Brasil. Esse dado nos traz o seguinte questionamento: como prevenir doenças e viver melhor? Diferente do que muitas pessoas pensam, a terceira idade não é o momento de vivenciar a solidão, a tristeza, o abandono e as doenças, é possível ter qualidade de vida e saúde!

Envelhecer faz parte do ciclo natural da vida, mas envelhecer com problemas de saúde não.  Idosos que buscam mais qualidade de vida, evidentemente, tendem a viver mais e melhor! Além disso, quem tem mais qualidade de vida encara os desafios do dia a dia de maneira mais leve, mas como chegar lá?

Cuidando das suas “casas”: corpo, mente e espírito

Saúde é o completo bem-estar físico, mental e espiritual do indivíduo. Quando falamos em saúde estamos falando naquele vigor e alegria de viver. Tem coisa mais gostosa? Essas duas características são influenciadas diretamente pela forma como você cuida do seu corpo e da sua mente, incluindo crenças e valores. 

Manter o corpo ativo em qualquer fase da vida é fundamental, ainda mais na terceira idade. Nesse período é muito importante reduzir os danos causados pelo tempo: perda de massa e força muscular, diminuição da produção hormonal, enfraquecimento dos ossos, entre outros. Além de manter a capacidade funcional, praticar atividades físicas regularmente nos torna seres mais autônomos, algo de muito valor nessa idade. Dentre os benefícios de mexer o corpo diariamente estão: força muscular, melhora da circulação e da ventilação pulmonar, resistência física, prevenção de quedas, melhora dos níveis de HDL, diminuição dos níveis de triglicérides, colesterol e LDL, diminuição dos níveis de glicose, entre outros. 

Mexer o corpo também faz bem para a mente: praticar atividades físicas regularmente melhora o humor, a autoestima, a autopercepção, diminui sintomas de ansiedade e depressão, além de prevenir e retardar o declínio das funções cognitivas. 

Acreditar em algo é tão importante quanto manter o corpo e a mente ativos. Não estamos falando de religião, embora ela seja um norte para muitas pessoas, mas de acreditar em algo e fazer daquilo um ponto norteador. Vamos supor que você se interessa por um assunto, mas nunca o estudou a fundo. Aproveite a terceira idade para investir naquilo que sempre sonhou, dentro das suas possibilidades. Um curso de idiomas, costura, pintura, astrologia, todo conhecimento e aprendizado é bem-vindo!

Mantendo por perto seus afetos

Quando você pensa na palavra afeto, quais são as pessoas que surgem a sua cabeça (além dos netos)? Algumas, poucas, muitas: a quantidade é irrelevante. O importante é manter essas pessoas por perto de alguma maneira. Se vocês moram longe, mantenha esse contato por telefone, por mensagem ou chamadas de vídeo. Conversem sobre a vida de vocês, sobre planos, saudades, medos e tudo mais! O bonito da vida é o que a gente carrega dentro do coração e o quanto isso nos faz bem!

Sentiu saudade dos netinhos(as), mesmo que eles já sejam crescidos? Não pensa duas vezes antes de ligar ou mandar mensagem. Amor e carinho de avô e vó é tudo de bom em qualquer tempo!

Fazendo seu check-up anualmente

A maioria das doenças crônicas podem ser prevenidas através de hábitos saudáveis, mas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das vítimas fatais em todo mundo, ou seja, doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, pulmonares, renais, distúrbios na tireoide, câncer, entre outras. Dessa forma, o check-up anual atua não apenas no diagnóstico precoce dessas doenças como também no monitoramento de sua evolução. 

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!