Andropausa é um termo criado por analogia com menopausa nas mulheres. Ao contrário das mulheres, os homens não têm uma sinalização clara (como a parada da menstruação) para marcar essa mudança. Ambos, no entanto, assemelham-se por uma queda nos níveis hormonais: estrogênio na mulher e  testosterona no homem, principalmente. A andropausa é comum em pelo menos 20% dos homens com idade entre 60 e 70 anos e pode iniciar a partir dos 50 anos. As mudanças físicas ocorrem muito gradualmente e podem ser acompanhadas de mudança de humor, fadiga, perda de energia, do impulso sexual e da agilidade física. 

Por ser uma alteração muito mais lenta e sem um momento claro de início, o termo andropausa é uma designação inapropriada para esse quadro resultante da redução progressiva da produção dos andrógenos, principalmente a testosterona. Uma designação mais adequada é Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM). Com a idade, esse declínio nos níveis de testosterona irá ocorrer em praticamente todos os homens. Apesar disso, não há maneira de prever quem vai ter sintomas de andropausa / DAEM de gravidade suficiente para procurar ajuda médica. Também não é previsível em que idade os sintomas irão ocorrer em um indivíduo em particular. Os sintomas em cada homem podem ser também diferentes.

Sinais e sintomas da andropausa/DAEM

Além dos sintomas desconfortáveis, estudos mostram que esta diminuição da testosterona pode aumentar o risco para outros problemas de saúde como anemia, sarcopenia (diminuição de massa muscular), doenças cardíacas e osteoporose. Uma vez que tudo isso acontece em um momento da vida quando muitos homens começam a questionar seus valores, realizações e direção na vida, é difícil de perceber que as mudanças que ocorrem possam estar relacionadas com o declínio da testosterona.

Existe grande variabilidade nos níveis de testosterona em homens saudáveis. Por isso nem todos irão sentir as mesmas alterações na mesma medida. As manifestações típicas para níveis baixos de testosterona incluem:

* Redução da libido – redução no desejo sexual;

* Disfunção erétil – ereção inadequada;

* Redução do número de espermatozóides e da fertilidade;

* Redução do volume dos testículos;

* Diminuição da massa muscular e redução da força muscular;

* Aumento da gordura corporal visceral;

* Maior chance de desenvolver osteoporose;

* Sintomas semelhantes aos da menopausa nas mulheres – ondas de calor, irritabilidade, sintomas depressivos e piora da capacidade de concentração.

Alguns exames são importantes para fechar o diagnóstico de DAEM:

* Testosterona total e livre

* SHBG

* FSH

* LH 

Tratamento com Reposição de Testosterona

Em muitos casos, a reposição de testosterona em homens com andropausa / DAEM pode ser eficaz e benéfica. Não é para todos os homens, é claro, mesmo aqueles que apresentam os sintomas sugestivos podem ter outros problemas de saúde na raiz de tudo. Por isso você deve conversar com seu médico sobre a possibilidade de terapia com testosterona.

Os objetivos com a reposição de testosterona são:

* Melhora do Humor e Sensação de Bem-Estar;

* Aumento da Energia Física e Mental;

* Diminuição da Raiva, Irritabilidade, Tristeza, Cansaço e Nervosismo;

* Melhoria da qualidade do sono;

* Aumento da Libido e uma Melhora do Desempenho Sexual;

* Aumento da Massa Magra e a Diminuição da Massa Gorda;

* Aumento na Força Muscular Melhora na Densidade Óssea;

Informação de qualidade e decisão terapêutica compartilhada médico-paciente são a base para condutas mais adequadas ao longo do tempo.