Cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão, segundo a Organização Mundial de Saúde. Isso alerta para a necessidade de um olhar mais atento para a saúde dos olhos.
Muitas pessoas recorrem ao oftalmologista somente quando enfrentam algum tipo de problema ou enfermidade, mas através de hábitos preventivos é possível evitar que eles apareçam. Confira nossas dicas para evitar o surgimento de problemas oculares!
1- Evite coçar os olhos
Esse hábito é instintivo, mas os olhos possuem uma estrutura frágil e a pressão exercida nessa região pode causar lesões e danos mais sérios. Além disso, as mãos podem conter germes que, em contato com os olhos, podem causar conjuntivite e causar ferimentos. Se a coceira insistir em aparecer é importante procurar um oftalmologista para avaliar a causa.
2- Não durma sem remover a maquiagem
Às vezes o cansaço é tanto que uma atitude simples, como remover a maquiagem antes de dormir, parece ser uma coisa muito trabalhosa. Por outro lado, esse mau hábito pode irritar a região dos olhos e até mesmo provocar inflamações. O terçol, por exemplo, é um problema muito comum e surge mais próximo aos cílios, na borda da pálpebra, e apresenta vermelhidão, inchaço e incômodo. Embora ele suma em algumas semanas, acaba gerando um incômodo que poderia ser evitado com a boa higienização da região dos olhos.
3- Dose o nível de açúcar do seu sangue
O aumento de açúcar no sangue é responsável por diversos problemas não só na saúde, mas na vista – principalmente em quem possui diabetes tipo 1 ou 2. As pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as que não possuem a doença. O alto consumo de açúcar pode, por exemplo, causar uma retinopatia diabética, que atinge mais de 75% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos. Como se trata de uma doença silenciosa, o único sintoma costuma ser a vista embaçada. No entanto, caso não tratada, pode provocar hemorragia interna e cegueira irreversível. Um simples exame de sangue, a partir da dosagem de glicemia, serve para medir o nível de açúcar no seu sangue e monitorar o tratamento de diabetes.
4- Abandone o cigarro
O cigarro possui mais de quatro mil substâncias cancerígenas e a fumaça que vai em direção aos olhos pode causar muitos problemas na vista, como inflamações, olhos secos, coceira e sensação de corpo estranho. Além disso, o tabaco pode prejudicar a transparência do cristalino e acelerar o processo de opacificação dessa estrutura. Como consequência, surge a catarata. Aliás, quem fuma tem três vezes mais chances de desenvolver a catarata.
5- Procure ter hábitos saudáveis
Ter uma alimentação saudável e praticar algum tipo de atividade física é fundamental para ter uma boa saúde ocular. A obesidade, o diabetes e a hipertensão podem causar problemas nos olhos e, em alguns casos, se o problema não for detectado precocemente, o agravamento dessas doenças pode levar à cegueira. Além disso, a hipertensão pode provocar o desenvolvimento de quadros de glaucoma.
6- Pisque mais os olhos
Esse hábito instintivo ajuda a lubrificar as córneas, evitando o ressecamento dos olhos e outros problemas na região ocular. Procure dar uma atenção especial a este hábito, principalmente se você trabalhar muitas horas olhando para um ponto fixo, como um computador.
7- Cuidado com as lentes de contato
Lave bem as mãos antes e depois de colocá-las e mantenha a higienização do estojo de lentes em dia, lembrando de descartar as lentes de contato antes do prazo de validade para evitar inflamações e infecções.
8- Não use colírios sem prescrição médica
O uso de colírios só deve ser feito por prescrição médica, já que ele mascara sintomas importantes para identificar problemas na região ocular. Aliás, quando os colírios são usados por muito tempo podem causar graves problemas colaterais, como o aumento da pressão intraocular, a piora do ressecamento dos olhos e a aceleração de doenças como catarata e glaucoma. Por isso, não considere a possibilidade de comprar nenhum tipo de colírio sem antes consultar um oftalmologista.
9- Fuja da compra de óculos de grau em feiras e camelôs
A compra de óculos de grau em feiras e camelôs é muito arriscada, porque não existe um oftalmologista realizando uma consulta que identifique problemas como glaucoma, por exemplo. Por isso, é comum que algumas pessoas passem a vida inteira somente trocando de grau, acreditando que estão enxergando melhor, mas que descobrem em uma consulta que, na realidade, enfrentam um problema maior. Compre sempre em lojas especializadas depois de passar pela avaliação de um oftalmologista.
10- Evite ficar muito tempo no computador
Passar muito tempo diante do computador ou da televisão pode causar vista cansada, coceira, lacrimejamento, além de dificuldade para focalizar imagens. O ideal é fazer intervalos de hora em hora e manter uma distância de, pelo menos, 50cm do monitor.
Conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!
Deixe um comentário