A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada no pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. Ela age na função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins, além de interferir no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, peso, memória, concentração, humor e controle emocional.

É muito importante que a tireoide esteja funcionando bem, para garantir o equilíbrio do organismo. Quando isso não ocorre, a glândula pode liberar hormônios em excesso, dando origem ao hipertireoidismo, ou em quantidade insuficiente, caso do hipotireoidismo. Estas disfunções são, na maioria dos casos, geneticamente herdadas. O hipotireoidismo é a alteração mais frequente da tireoide, sua prevalência em mulheres é em torno de 10% e aumenta na menopausa. Em homens é menos frequente, sua prevalência é em torno de 3%.

No hipertireoidismo o corpo começa a funcionar rápido demais: a pessoa tende a ficar agitada, com os batimentos acelerados, o intestino solto, o sono é frequentemente interrompido e a pessoa acaba dormindo pouco, pois se sente com muita energia. Já no hipotireoidismo os processos do corpo passam a ser mais lentos: os batimentos cardíacos ficam mais lentos, a memória fica comprometida, as dores musculares, articulares e a sonolência aparecem, a pessoa ganha peso e os níveis de colesterol no sangue aumentam.

Sintomas: Hipertireoidismo e Hipotireoidismo | Reprodução: Ministério da Saúde

Frequentemente, as pessoas têm dúvidas sobre a relação entre emagrecimento ou ganho de peso e problemas na tireoide. É importante dizer que uma pessoa não é gorda ou magra porque tem uma disfunção na glândula. As disfunções causam alterações transitórias de peso, enquanto o paciente não receber o tratamento adequado. Por outro lado, quando o tratamento é iniciado, o peso vai depender do tipo de alimentação e gasto calórico, como ocorre com qualquer pessoa saudável.

A alimentação influencia diretamente no funcionamento da tireoide, porque ela utiliza o iodo ingerido na dieta para a produção dos hormônios. Dessa forma, uma alimentação adequada deve fornecer cerca de 150 microgramas de iodo por dia, quantidade suficiente para a produção dos hormônios tireoidianos. É fundamental evitar alimentos que podem fornecer uma quantidade exagerada de iodo, como medicamentos, vitaminas ou alimentos como frutos do mar ou pães industrializados, que causam disfunção na tireoide. Confira abaixo uma relação de alimentos iodados:

– Alga marinha / algas secas – 1 folha inteira seca: 19 a 2.984 microgramas

– Bacalhau (selvagem) – 3 colheres: 99 microgramas

– Peixes – 2 fatias: 35 microgramas de iodo

– Salmão – porção de 100 gramas: 71 microgramas de iodo

– Camarão – porção de 85 gramas: 35 microgramas de iodo

– Lagosta – porção de 100 gramas: 100 microgramas de iodo

– Atum – 1 pode em óleo: 17 microgramas

– Peito de peru assado – porção de 85 gramas: 34 microgramas de iodo

– Ovos – 1 grande: 24 microgramas

– Ameixa – 5 ameixas secas: 13 microgramas

– Ervilhas verdes – 1 xícara cozida: 6 microgramas

– Berbigão – porção de 100 gramas: 160 microgramas de iodo

– Mexilhão – porção de 100 gramas: 120 microgramas de iodo

– Vagem – 2 xícaras: 3 microgramas de iodo

– Banana – 1 média: 3 microgramas

– Morango – 1 xícara: 13 microgramas

– Cranberries – porção de 113 gramas: 400 microgramas de iodo

O excesso de iodo crônico pode causar o hipotireoidismo, enquanto uma sobrecarga aguda de iodo pode causar tanto o hipo quanto o hipertireoidismo. Por outro lado, a falta de iodo também pode provocar problemas, como o hipotireoidismo e o desenvolvimento do bócio endêmico, popularmente chamado de papo. Trata-se de qualquer aumento da tireoide, seja de forma difusa ou nodular. No Brasil, o bócio endêmico é mais raro devido à inclusão do iodo no sal de cozinha.

As gestantes devem dar uma atenção especial à ingestão de iodo,consumindo cerca de 250 microgramas todos os dias. A deficiência do iodo pode causar alterações cognitivas no feto e problemas obstétricos.

O hormônio que estimula a tireoide é o TSH, que é produzido pela hipófise e controla o funcionamento na glândula. No hipotireoidismo, o TSH fica elevado para estimular a glândula e fica suprimido quando ela está funcionando rapidamente.  Dessa forma, o TSH, o T4 e o T3 são utilizados em conjunto para avaliar a função tireoidiana, sendo o TSH o exame mais completo. O valor ideal, na maioria dos testes, para o TSH no sangue, é de 0,4-4,0 mUI/L, em adultos. Porém, em crianças, gestantes e idosos os valores podem ser diferentes.

O tratamento de hipotireoidismo é feito com reposição hormonal, mas só pode ser indicado a partir da avaliação clínica do paciente. Já no hipertireoidismo há mais de uma opção terapêutica: a medicação, o iodo radioativo ou cirurgia. O objetivo da medicação é diminuir a produção de hormônio tireoidiana pela glândula e, em casos mais graves, caso ocorra intolerância ao medicamento, há a indicação do tratamento radioativo – que provoca redução no volume da tireoide e hipotireoidismo. Sendo, neste caso, necessária a reposição hormonal – ou cirurgia, indicada quando há presença de bócios volumosos e nódulos tireoidianos suspeitos.

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!