A terceira idade traz consigo inúmeros desafios; é comum nessa idade que o uso de medicamentos seja maior e as limitações físicas sejam fiéis companheiras.  Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro é de 72,78 anos (IBGE). Nessa idade, diversas mudanças ocorrem, como por exemplo, o declínio do organismo, que pode ocasionar redução de força, perda de mobilidade articular e sensoriais, prejudicando a capacidade coordenativa. Em contrapartida há diversos modelos de envelhecimento ideal e um deles é nomeado envelhecimento ativo. Neste contexto, quanto mais ativas as pessoas se mantém no decorrer da vida, mantendo padrões de sua autonomia e atividade, melhor envelhecem (PAPALIA, OLDS E FELDMAN; 2006.)

O que acontece na terceira idade é uma maior demanda de energia e por isso os hábitos são tão importantes. Por exemplo, você sabia que apenas 30% do envelhecimento tem a ver com a genética? Os outros 70% estão relacionados justamente aos hábitos. Isso mesmo; uma parte dos problemas de saúde estão intimamente ligados às condições genéticas, outra depende das exposições ambientais a que o seu organismo é exposto e há a terceira, que é ligada às escolhas de cada um e depende dos seus hábitos. Nesta última, algumas ressalvas devem ser feitas, já que estão relacionadas à prevenção de doenças e a melhora da qualidade de vida.  Pode-se dizer que a prevenção, de maneira geral,  é feita de três formas. São elas:

1-  Removendo causas e fatores de riscos antes que a doença ocorra; focando na promoção e proteção da saúde com relação às doenças. Este tipo de prevenção é também chamada de prevenção primária;

2-   Detectando problemas de saúde em seu estágio inicial e, dessa forma, facilitando o diagnóstico e seu tratamento. Além disso, visa reduzir e/ou prevenir a disseminação da doença e suas consequências a longo prazo. Como por exemplo, o rastreamento de algum tipo de câncer e estratificação do risco cardiovascular).

3-   Por fim, a prevenção terciária; que são as ações que visam reduzir os prejuízos funcionais consequentes a problemas agudos ou crônicos, incluindo medidas de reabilitação, por exemplo, a reabilitação após um infarto ou AVC, entre outros.

Outro fator importante, além da necessidade de manter-se ativo, é a alimentação. Não há nada muito diferente do que você sempre ouviu durante a vida, apenas algumas recomendações e cuidados constantemente citados pelo seu médico e que devem ser redobrados:

  • Mantenha hábitos alimentares saudáveis; coma frutas, verduras e legumes variados todos os dias;
  • Dê atenção especial às fibras e alimentos integrais;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Cultive momentos de lazer com amigos e familiares;
  • Mantenha a mente ativa.
  • Saiba que alimentos merecem atenção especial:

ALIMENTOS ENERGÉTICOS – Estão na base da pirâmide alimentar e são representados pelo arroz, pão, massa, batata e mandioca. Devem estar presentes em todas as refeições do dia.

ALIMENTOS REGULADORES – Neste grupo estão as frutas, legumes e verduras e seu consumo ideal são 3 porções diárias variadas de cada item.

ALIMENTOS CONSTRUTORES – São representados pelo leite, queijo, iogurte, carnes, ovos, feijões e leguminosas. De acordo com pirâmide alimentar brasileira, devem ser consumidas 3 porções de leite e derivados e 1 porção dos demais alimentos, mas vale ressaltar que o ideal é consultar um especialista, pois cada pessoa e organismo são diferente.