O câncer de pulmão é o terceiro tipo mais incidente no mundo, ficando atrás apenas do câncer de mama e de próstata. No entanto, é o que mais provoca mortes por câncer, cerca de 1,5 milhão de óbitos a cada ano, de acordo com dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde. Em relação ao Brasil, números do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que entre os homens, o câncer de pulmão é o segundo mais comum e a principal causa de morte por câncer. Já entre as mulheres, esse tipo de tumor aparece como o quinto mais frequente e o segundo tipo de tumor que mais mata, ficando atrás apenas do câncer de mama.

O corpo humano possui uma capacidade de se renovar: ele retira células mortas e produz novas células para se recompor. A ciência comprova que, quando alguém consome cigarros durante muito tempo, as novas células são afetadas pela fumaça e pelas substâncias cancerígenas do cigarro. Como consequência, ocorre a mutação das células que, ao se renovarem, geram o câncer. Além disso, a ingestão de substâncias tóxicas diminui a imunidade. O corpo humano é constante atacado por vírus e bactérias que podem prejudicar o funcionamento de todo o sistema corporal. Dessa forma, a baixa imunidade pode auxiliar no surgimento de doenças que alteram a produtividade das células de um determinado tecido, causando várias doenças.

O hábito de fumar não é garantia de que alguém desenvolverá câncer, mas há um aumento considerável em relação aos riscos. A genética de uma pessoa diz que ela tem cerca de 15% de chance de desenvolver câncer de pulmão. No entanto, se ela for fumante, esse percentual sobe para 80%. Considerando essa estatística, o fumante deve se perguntar: vale a pena arriscar a vida em troca da sensação que o fumo oferece?

De acordo com o ministério da saúde, como fonte o site do Instituto Nacional do Câncer, o cigarro é responsável por mais de 200 mil mortes por ano no Brasil: cerca de 23 pessoas  morrem por hora devido ao cigarro. Além do câncer de pulmão, o hábito de fumar causa outras doenças, como câncer de boca, câncer de laringe, câncer de estômago, leucemia, infarto, rinite alérgica, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, bronquite, trombose vascular e impotência sexual.

Cuide da sua saúde, diga NÃO ao fumo e SIM à VIDA!