Desde a notícia da gravidez, é comum a ansiedade dos pais para saber qual o sexo do bebê que está por vir, tanto que, antes de realizar o Chá de Bebê, virou tendência entre as grávidas o famoso Chá Revelação, uma comemoração íntima preparada por familiares e amigos para revelar aos pais se seu filho será menino ou menina.

Além da ultrassonografia, outra maneira utilizada atualmente para descobrir o sexo da criança é o exame de sexagem fetal que, mesmo sendo conhecido por muitos, ainda gera dúvidas, afinal, como é possível descobrir o sexo do bebê dentro da barriga da mãe?! Nós te explicaremos!

Ultrassonografia ou Sexagem Fetal?

Diferente do ultrassom ou ecografia que só pode ser realizado a partir da décima terceira semana de gestação, o exame de sexagem fetal pode ser feito logo na oitava semana.

A taxa de acerto da sexagem fetal é de 99% quando feito no prazo correto. No caso do ultrassom, existem dados que estimam 90% de confiabilidade na indicação do sexo pela ultrassonografia após as 18 semanas. Na ultrassonografia, que é um exame de imagem, pode ocorrer de o bebê, por exemplo, estar com as perninhas fechadas e bloquear a visão do médico, que não consegue diferenciar o sexo do bebê no momento em que está sendo feito o exame.

Já no exame de sexagem fetal, o problema da posição do bebê no momento do exame não existe, pois o exame é realizado através da coleta do sangue materno e não com o uso de imagens. A sexagem fetal pesquisa, a partir do DNA fetal circulante no sangue materno, o cromossomo Y. É importante esclarecer que a sexagem fetal não detecta alterações genéticas no feto, somente o sexo do bebê.

Preparação e Riscos

Esse tipo de exame não é invasivo e nem interage diretamente com o bebê, ou seja, não representa nenhum risco para a criança e para a mãe, somente apresenta os possíveis desconfortos relacionados à coleta de sangue. Justamente por isso, não são necessárias solicitações ou pedidos médicos para a realização do exame. Como dito anteriormente, a sexagem fetal é feita por meio de uma coleta de sangue, sem a necessidade de preparações anteriores como jejuns ou a manipulação de medicações específicas.

Em aproximadamente 5% dos casos, o resultado pode ser inconclusivo. Neste caso, será necessária uma nova coleta após o período de 15 dias para repetição do teste na nova amostra.

Possíveis Resultados

Relembrando as aulas de biologia do colégio, existem dois cromossomos sexuais, X e Y, sendo que a mulher tem dois cromossomos X e o homem um cromossomo X (vindo de sua mãe) e um cromossomo Y (que veio do seu pai).

Após a coleta, o sangue materno é manipulado para extração do DNA fetal transferido da placenta para o sangue da mãe. No DNA fetal, usando a técnica de PCR, é pesquisada a presença ou ausência do cromossomo Y. Em uma gestação comum, com um só bebê, a interpretação do exame é bem simples: se o cromossomo Y estiver presente no sangue materno, os pais terão um menino, se não estiver presente, o feto é menina.

Agora, se a mulher estiver grávida de gêmeos bivitelinos (duas placentas), o resultado pode ser parcial: a ausência de cromossomo “Y” significa que ambas são meninas e caso contrário, ao menos um dos gêmeos será menino. Nos casos de gestação univitelina, aquela em que os bebês dividem a mesma placenta, o resultado significa que é o mesmo sexo para ambos os fetos.

Em gestações múltiplas nas quais há a perda de um dos fetos, o resultado da sexagem fetal pode ser inconclusivo ou errado. Mesmo que os fetos sobreviventes sejam do sexo feminino, se o feto abortado for do sexo masculino seu DNA fetal será detectado, gerando um falso positivo para a presença de cromossomo Y. Nestes casos, o DNA do feto abortado pode permanecer detectável por mais de 20 semanas no sangue materno.

Período de realização

O exame de sexagem fetal pode ser realizado já a partir da oitava semana de gestação, apresentando neste caso 99% de sensibilidade. Porém, em 5% dos casos o resultado pode ser inconclusivo, devido a limitações técnicas ou a presença de interferentes. Em casos inconclusivos será solicitada uma nova amostra, sendo recomendado aguardar 15 dias antes da nova coleta, quando a gestante já está com dez semanas de gestação.

Interferências

Salvo o período da gestação em que a mulher se encontra, o exame de sexagem fetal pode apresentar resultados errôneos se, em algum momento da vida, a gestante recebeu transplante de um órgão vindo de um doador do sexo masculino ou, ainda, se recebeu transfusão de sangue nos últimos seis meses. Ademais, é importante que o sangue da mãe seja colhido e manipulado por uma mulher, para evitar a possibilidade da amostra sofrer contaminação com o cromossomo “Y”.

Caso a mulher tenha feito algum procedimento de fertilização in vitro com vários embriões e, algum deles não sobreviveu, é possível que algumas de suas células ainda estejam presentes no sangue da mãe e causem interferências no resultado. Já as gravidezes anteriores não interferem no resultado do exame, isso porque o DNA fetal é eliminado da circulação sanguínea da mãe logo após o parto.

Também vale ressaltar que o uso de medicamentos anti-coagulantes à base de heparina, podem levar o teste a obter resultados inconclusivos. Nesses casos é recomendado conversar com um médico e solicitar a suspensão temporária do medicamento por 24 horas antes da coleta.

Diagnóstico de doenças

Por último, é possível esclarecer que o exame de sexagem fetal não identifica se o feto possui doenças genéticas. Entretanto, a diferença entre o sexo encontrado na sexagem e o identificado em ultrassons pode contribuir para a suspeita de algumas condições, como a hiperplasia congênita da adrenal e outras doenças raras. Para diagnósticos mais precisos de casos assim, o indicado é a realização de exames como o teste pré-natal não invasivo e em momentos específicos, a biópsia de vilosidades coriônicas e a amniocentese.

Onde fazer?

Se você é mamãe e já completou as oito semanas de gestação, agende seu exame de sexagem fetal e descubra com o Laboratório Gerardo Trindade se seu bebê é menino ou menina! Ficou com alguma dúvida? Encontre-nos no Whatsapp: (38) 99200-1138