Páscoa chegando e você está só pensando em chocolate! Você e todo mundo. Que chocolate é gostoso, todo mundo sabe. Mas, você sabia que ele faz bem para o coração? Conheça os benefícios do cacau, a fruta originária da região amazônica, de cuja semente amarga é feito o chocolate.

Antioxidante e anti-inflamatório

O consumo de chocolate, além de te dar alegria, tem capacidade antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora. Isso porque o cacau é rico em flavonoides, que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo e está associado a menores taxas de hipertensão e diabetes, fatores de risco para doenças cardiovasculares.

O consumo também aumenta a função do óxido nítrico no nosso corpo, que reduz a pressão arterial e aumenta o fluxo vascular. “Tudo isso contribui para evitar a aterosclerose, que é a inflamação causada pelo acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas”, explica o médico cardiologista Claudio Tinoco Mesquita.

Aí, você pensou “nessa Páscoa vou me entupir de chocolate!”. Sinto muito em te dizer, mas o cacau não é o único ingrediente presente nos chocolates comercializados. Para ser mais gostoso, já que o cacau é muito amargo, são acrescentados açúcar, leite e gordura em algumas formulações, o que torna o alimento calórico e pode levar à obesidade se consumido em excesso, que é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Estudos também mostram que quanto maior é o percentual de cacau, maiores são os benefícios. “O mais saudável é o chocolate preto e mais amargo possível, com teor de cacau acima de 70%. O chocolate branco tem mais gordura e baixíssimo teor de cacau”, orienta Dr. Cláudio.

Segundo o médico, nenhum tipo de chocolate precisa ser evitado, mas, na hora da compra, é preciso estar atento à quantidade mínima de cacau e tomar cuidado com os falsos chocolates. Muitas opções vendidas no Brasil não possuem o percentual mínimo de cacau exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de pelo menos 25%. Muitos não chegam nem a 5%. Dica do Gerardo para você: para facilitar, passe longe do chocolate branco e do chocolate ao leite. Ambos têm baixo teor de cacau, muito açúcar e muita gordura, principalmente o chocolate branco.

Light e diet

Outra questão que merece atenção são os chocolates light e diet. “O ovo de páscoa diet, por exemplo, não contém açúcar, mas pode possuir muita gordura para manter sua textura. Também não é recomendado o consumo regular de achocolatados, pois têm uma alta quantidade de calorias”, destaca o cardiologista.

E quanto de chocolate comer por dia? Depende. O ideal é que você  consulte um nutricionista para encaixar o chocolate dentro do seu plano alimentar de forma regular. A quantidade vai depender de vários fatores: tipo de chocolate que você prefere, se você está acima do peso ou não, se você se exercita regularmente, etc. Mas, sendo bem otimista, é possível comer uma barrinha pequena de chocolate 70% todos os dias sem culpa. E se alguém te questionar, diz que é recomendação médica!

Texto adaptado de matéria publicada no Jornal Hoje em Dia, em 26/03/2022