Acordar mais tarde, passar mais tempo com a família, brincar por horas a fio: tudo isso faz parte das férias da criançada. No entanto, as férias não são só diversão. O período também é ideal para cuidar da saúde e fazer o check-up anual dos pequenos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a recomendação é que os bebês tenham três consultas mensais com 5 a 30 dias de vida; uma consulta entre dois e seis meses e uma consulta a cada dois meses, a partir dos sete meses. Neste período, em especial, o médico irá verificar a necessidade de realizar exames que o ajudarão a diagnosticar doenças que podem interferir no crescimento do bebê. Para crianças com dois anos ou mais, o recomendado é uma consulta pediátrica a cada três meses e uma a cada seis meses a partir dos 6 anos. Entre 7 e 18 anos, uma consulta anual é o suficiente.

É importante ressaltar que com um ano de idade os pequenos já devem fazer a primeira coleta de sangue, para checar indícios de anemia e estoque de ferro. Caso necessário, também podem ser solicitados testes de urina e fezes. Esses exames devem ser repetidos aos 2 e aos 5 anos. Entretanto, nas famílias com antecedentes de diabetes e doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão arterial, a periodicidade e o tipo de exame podem ser alterados. A partir dos 10 anos, e independentemente de a criança ser ou não obesa, além do hemograma tradicional, é acrescido à lista o perfil lipídico, para avaliar o metabolismo das gorduras no sangue, colesterol e triglicérides.

Confira a listagem com os exames mais importantes nos primeiros anos de vida e na infância:

TESTE DO PEZINHO

Também conhecido como triagem neonatal, o teste do pezinho leva esse nome por ser realizado a partir de gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê. O exame deve ser realizado entre o 2º e o 5º dia de vida do recém-nascido. Na versão ampliada do teste, é possível detectar a presença de mais de 40 doenças. Quanto mais cedo o diagnóstico de alguma doença é feito, melhores são as chances de intervenções e tratamentos precoces para que o bebê se desenvolva bem. Aqui no Gerardo Trindade você pode realizar este exame com toda segurança, qualidade e conforto!

TIPAGEM SANGUÍNEA

A tipagem sanguínea identifica se o fator Rh do recém-nascido é positivo ou negativo, bem como se o seu tipo de sangue é A, B, AB ou O. Muitas escolas pedem a tipagem sanguínea quando a criança é matriculada na escola.

URINA ROTINA – EAS

Um dos testes mais comuns solicitado pelos pediatras é o exame de urina. Através dele, é possível identificar a presença de bactérias, infecções e também quantificar se há perda de elementos importantes pela urina, como proteína ou glicose.

EXAME PARASITOLÓGICO E PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES

A análise de fezes permite a identificação de parasitas, que podem levar à desnutrição e até retardo no crescimento da criança. A presença de sangue oculto pode indicar microlesões no intestino, que passam despercebidas a olho nu.

HEMOGRAMA

Um dos exames de rotina mais comuns para avaliar o estado geral de saúde da criança. É através dele que é possível identificar patologias comuns entre as os pequenos, como infecções e anemias. 

GLICEMIA DE JEJUM E HEMOGLOBINA GLICADA

São fundamentais para identificar e combater a diabetes nos pequenos, especialmente se há casos da doença na família e para crianças que nasceram muito grandes ou que são filhos de mãe com sobrepeso

PERFIL LIPÍDICO

Avalia o metabolismo de gorduras, como o colesterol e frações, bem como o triglicérides. Importante para prevenir problemas cardíacos, e até um AVC, no futuro adulto.

UREIA E CREATININA

Avaliam, juntamente com o exame de urina rotina, a saúde dos rins. Alterações detectadas logo no início, favorecem o tratamento precoce e agravamento do quadro clínico.

TGO, TGP e GGT

Avaliam a função hepática. São enzimas que são liberadas em maior quantidade quando há algum dano ao fígado. Se aumentadas, é indicado exames complementares como anticorpos para hepatites A, B e C, além de ultrassom. 

Além do check-up anual é importantíssimo manter a vacinação dos pequenos em dia. Consulte sempre a caderneta de vacinação dos seus filhos!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da saúde da criançada!