Para fechar o ano com chave de ouro de verdade, e curtir o merecido descanso, sem surpresas, fazer um balanço do ano é essencial! Se você tivesse que fazer um balanço da sua saúde esse ano, como ele seria: positivo ou negativo? O check-up de fim de ano é muito importante para avaliar o seu estado de saúde, além de detectar precocemente qualquer alteração antes das viagens de fim de ano.

O ideal é fazer o check-up em um dia que a sua rotina não tenha sido alterada. Caso você tenha exagerado no domingo, por exemplo, e queira fazer os exames na segunda-feira, pode ter alterações no resultado. Por isso, é recomendado manter o seu padrão de alimentação para ter resultados fiéis ao seu estado de saúde. Além disso, é muito importante ter uma boa noite de sono antes da realização dos exames. O sono interfere em todo o funcionamento do organismo, e uma noite mal dormida interfere, inclusive, nos níveis sanguíneos. O descanso também deve ocorrer após o exame, mais especificamente, o braço no qual ocorreu a coleta não deve carregar peso no restante do dia.

Vale lembrar que a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar! Deixar para cuidar dela  somente quando o seu corpo emite, por assim dizer, algum tipo de alerta pode ser tarde demais para o tratamento de algumas doenças. Além disso, de crianças a idosos, não há uma idade pré-definida para se começar a fazer o check-up anual. O ideal é que todos façam o acompanhamento médico uma vez por ano para que o profissional avalie o perfil de cada paciente e a necessidade de realização dos exames, considerando variantes como antecedentes familiares, sedentarismo, grupos de risco ou condições como obesidade.

Mulheres grávidas precisam ter uma atenção especial à saúde, seguindo todas as orientações do médico. A diabetes gestacional e a hipertensão arterial, por exemplo, são doenças que precisam ser acompanhadas com muito cuidado depois de diagnosticadas através dos exames. Além disso, doenças infectocontagiosas (sífilis, HIV, entre outras) precisam ser descartadas ou, se for o caso, diagnosticadas para que haja o controle sobre elas durante todo período da gestação.

No Gerardo Trindade você fica sabendo quais exames são recomendados de acordo com o seu perfil, o que facilita bastante a realização do check-up, caso você não tenha tempo para ir ao consultório médico apenas para pegar a guia dos exames. Assim, você pode realizar os exames recomendados e agendar seu retorno para mostrar o resultado com rapidez e facilidade – duas coisas muito importantes no fim de ano.  

Nesse fim de ano ganhe tempo e saúde! 

Acesse https://gerardotrindade.com.br/checkup e descubra os exames recomendados para você!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!