Você diria que tem hábitos saudáveis? O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva, isso significa evitar a exposição aos fatores de risco e adotar um modo de vida equilibrado. 

Muitas pessoas justificam a falta de um estilo de vida saudável com a correria ou a falta de tempo. É o seu caso? Viver com qualidade de vida implica em atitudes no momento presente e quando você deseja chegar à terceira idade com saúde, e esse é o desejo de todos, é muito importante que ela seja sua maior prioridade, independente dos compromissos e do tic-tac do relógio. Por este motivo, selecionamos uma série de hábitos que interferem na prevenção dos mais diversos tipos de câncer. Que tal dar uma lida e ver o que você já adota no seu dia a dia?

O QUE FAZER

Ter uma alimentação saudável 

Um cardápio saudável, equilibrado e diversificado, com alimentos majoritariamente de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, evitando ou não consumindo alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, está na lista de hábitos que fazem a diferença na luta contra o câncer. Além disso, aprender a gostar de comer o que faz bem deve ser uma meta diária, principalmente sabendo do papel que esse tipo de alimentação tem, não apenas no combate ao câncer, mas no combate de outras doenças.

Cuidar do peso 

Quando você conquista o hábito de ter uma alimentação saudável você contribui para um peso corporal adequado. Claro que nem sempre é fácil manter o peso, principalmente se você tem doenças que interferem nesse quesito. Por outro lado, já é grande parte do caminho andado. Além do mais, se você sentir que está enfrentando dificuldades para manter o peso pode procurar um endocrinologista e um nutrólogo para ajudá-lo durante essa trajetória. 

Praticar atividades físicas

Você não precisa se matricular numa academia e nem praticar modalidades esportivas que demandam recursos financeiros. Você pode caminhar, correr, andar de bicicleta, levar o cachorro para passear todos os dias, dançar, nadar na piscina da sua casa ou condomínio, trocar o elevador pelas escadas, entre outras possibilidades. Torne esse momento divertido, seja através do caminho para o trabalho ou retorno.

Amamentar

A amamentação até os 2 anos de idade ou mais, sendo exclusiva até os 6 meses de idade, protege as mães contra o câncer de mama, por exemplo, e as crianças contra a obesidade infantil. 

Fazer um check-up anual 

Homens, mulheres, crianças e idosos devem fazer um check-up anual, incluindo todos os exames recomendados de acordo com a sua faixa etária e condição de saúde. No caso das mulheres, especialmente, deve ser feito também o preventivo e a mamografia. No caso dos homens, o PSA.  

Manter a vacinação em dia

Quando o assunto é câncer, principalmente câncer do colo do útero, a vacinação contra o HPV é fundamental na prevenção. Além disso, a vacinação contra a hepatite B também é muito importante, já que o câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da doença. 

O QUE EVITAR OU NÃO FAZER

Ingerir bebidas alcoólicas

Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco do câncer. Além disso, consumir bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença. 

Ingerir carnes processadas

Presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Além disso, os conservantes (como nitritos e nitratos), podem provocar o surgimento do câncer de intestino (cólon e reto). 

Fumar

Não fumar é uma das regras mais importantes para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes. 

Ficar exposto a agentes cancerígenos no trabalho

Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho. Evitar ou diminuir a exposição a estes agentes é o ideal para evitar qualquer chance de ter a doença. 

Conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!