Obesidade é coisa séria

A obesidade está associada a uma série de doenças cardiovasculares e respiratórias, câncer e diabetes, sem falar na falta de qualidade de vida que acomete as pessoas que são obesas. Só existe um jeito de evitar que ela faça parte da sua vida, tendo hábitos saudáveis.

As causas da obesidade são diversas, entre elas estão os fatores genéticos, o metabolismo lento, o que favorece o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, o sedentarismo e a alimentação inadequada, pobre em nutrientes e rica em gordura, além de fatores psicológicos, que podem desencadear crises de compulsão alimentar. No entanto, a alimentação inadequada e o sedentarismo costumam ser as mais comuns.

A dupla alimentação saudável e exercícios físicos é infalível e, por isso, a melhor forma de prevenir não só a obesidade como todas as outras doenças. Vale lembrar que a obesidade começa com o sobrepeso! A dica é incluir no seu cardápio alimentos saudáveis e nutritivos, como:

Cereais integrais: como eles não passam por processos de refinamento não perdem seus nutrientes e contribuem para o funcionamento do organismo, normalização da flora intestinal e até para o humor! O que é super bem-vindo durante a reeducação alimentar, né? São eles: aveia, arroz integral, arroz negro, trigo em grão, fibra de trigo, freekeh, quinoa e amaranto.

Leguminosas: são excelentes fontes de fibras, ferro do tipo não heme e potássio e ainda melhoram os níveis de açúcar no sangue. São eles: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, amendoim, entre outros.

Óleos prensados a frio: a prensagem a frio é o único método de extração que garante um óleo puro. São considerados funcionais, porque são ricos em ômegas e ácidos graxos essenciais, importantíssimos para manter o bom funcionamento das células. São eles: óleo de coco, macadâmia, linhaça, chia, gergelim, abacate e azeite de oliva.

Fermentados: são ricos em probióticos (organismos vivos), que  ajudam a controlar problemas, como a síndrome do intestino irritável, inchaço e flatulência, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer. São eles: iogurte, leite fermentado, queijo cottage e kefir.

Só incluir estes alimentos não basta, é preciso excluir da sua alimentação os processados e ultraprocessados, doces, refrigerantes e alimentos pobres em nutrientes.

Atividades físicas precisam fazer parte da rotina, ainda que você tenha um dia a dia corrido. A saúde precisa estar em primeiro lugar, viu? Além disso, no início de qualquer mudança de hábito parece que você correu uma maratona, mas o importante é não desanimar. Segundo a ABESO, pequenas perdas de peso (e manutenção desse novo peso) já trazem melhorias significativas à saúde:

Perda de 5% do peso:

Melhoria na  taxa de colesterol HDL (colesterol bom);
Mais qualidade de vida;
Menos gordura no fígado (esteatose hepática).

Perda de 5 a 10% do peso:

Melhora na função urinária;
Menos dores nos ossos e articulações;
Menos problemas de mobilidade com aumento da idade;
Possível redução do risco de depressão.

Perda de mais de 10%:

Menos chance de desenvolver doença no fígado não ligada ao consumo de álcool;
Menos problemas no coração e sistema circulatório.

Como anda sua relação com a alimentação e a balança? Comece a mudar seus hábitos e cuide de quem mais importa: você!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!