Você sabia que a maior parte da vitamina D é ativada pelo sol e que ela é essencial para a imunidade? Foi na década de 70 que os cientistas descobriram que a vitamina D, na verdade, era um hormônio. No entanto, sua nomenclatura já estava criada e acabou permanecendo. Não à toa, a vitamina D é ativada a partir dos raios ultravioletas do tipo B (UVB).
Como a principal fonte no organismo vem da sua síntese na pele, por ação solar, é imprescindível tomar sol diariamente sem filtro solar – preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde.
A fonte alternativa é a dieta, responsável por 20% das das necessidades corporais: alimentos como peixes de água salgada, sardinha e salmão; carnes; leite; ovos; manteiga; castanhas e nozes; feijão; couve e espinafre são fontes de vitamina D, mas teriam que ser consumidos em grande quantidade. Por isso, o sol é realmente a principal fonte!
O que a vitamina D tem a ver com a imunidade?
As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, prevenindo uma série de doenças.
Além de ter um papel importante na imunidade, a vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. Dessa maneira, ela é responsável pela saúde dos ossos e tem um papel muito importante na força muscular, o que é muito benéfico para os idosos – principalmente quando falamos em prevenir quedas.
Em algumas faixas etárias a suplementação de vitamina D pode acontecer como preventiva, através de reposição oral, e deve ser acompanhada por um médico ou um profissional nutricionista, com indicação criteriosa, baseada em necessidades individuais, considerando grupos de risco ou carência previamente detectada. Para tanto, é necessário avaliar o nível de vitamina D no sangue.
Para diagnosticar a deficiência ou não de vitamina D é preciso realizar o exame 25-OH-D. Este exame constitui o melhor marcador, conseguindo avaliar a concentração de vitamina D no organismo de forma prática e rápida.
Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!
Deixe um comentário