A tireoide é uma glândula muito importante para o organismo, já que regula o metabolismo a partir da produção de dois hormônios: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis por regular o gasto energético e a temperatura corporal, esses hormônios atuam nas funções do fígado, rins, coração e cérebro, interferindo diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, peso, humor, memória, ciclo menstrual e fertilidade. Tanto o excesso quanto a falta desses hormônios causam problemas no organismo. O TSH – hormônio tireoestimulante –  é liberado pela adeno-hipófise, tendo como principal efeito o de estimular a tireoide a liberar T3 e T4. A secreção e os níveis séricos de TSH são controlados pelos níveis de T3 e T4, num mecanismo de feedback: se há uma concentração baixa de T4 e T3 no sangue, a adeno-hipófise libera mais TSH para estimular a tireoide a produzir mais T3 e T4 e atingir a concentração ideal dos dois hormônios.

Os problemas na tireoide podem aparecer em qualquer idade, desde a infância até a terceira idade, mas dados do Ministério da Saúde apontam que eles são mais comuns em mulheres. As principais doenças relacionadas a tireoide são o hipertireoidismo, hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto e nódulo na tireoide. 

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Nesta situação, o TSH é produzido em menores quantidades, já que a tireoide já está produzindo hormônios além do necessário. 

Em sua forma mais suave, o hipertireoidismo não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis ou apenas distúrbios como fraqueza ou sensação de desconforto, mas quando isso ocorre, geralmente, os sintomas incluem: taquicardia; nervosismo, ansiedade e irritação; mãos trêmulas e sudoreicas; intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese; queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo; tendência à descamação das unhas; fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas; intestino solto; perda de peso importante; alterações no período menstrual. Além disso, há risco da disfunção afetar a gravidez ou a fertilidade feminina, entre outros males.

Hipotireodismo

O hipotireoidismo também causa um aumento de volume da tireoide. Entretanto, esse aumento não é acompanhado de mais produção dos hormônios tireoidianos, mas sim pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). No hipotireoidismo, o TSH é produzido em maiores quantidades, para superestimular a tireoide a produzir mais T4 e T3.  Os sintomas geralmente incluem: depressão; desaceleração dos batimentos cardíacos; intestino preso; menstruação irregular; diminuição da memória; cansaço excessivo; dores musculares; sonolência excessiva; pele seca; queda de cabelo; ganho de peso; aumento do colesterol no sangue.

Tireoidite de Hashimoto

É uma doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide; os sintomas geralmente aparecem quando a doença já está instalada. A tendência é a destruição da tireoide, com diminuição da produção dos hormônios T4 e T3 e elevação de TSH. Nestes pacientes, o exame anti-TPO é reagente.

Nódulos tireoidianos

Os nódulos são massas de tecido tireoidiano que cresceram ou cistos cheios de líquido. São muito comuns e cerca de 90% deles são benignos.  

QUAL A DIFERENÇA ENTRE T4 TOTAL  E T4 LIVRE?

Os hormônios tireoidianos são transportados no sangue ligados a várias proteínas de ligação. Estas incluem a TBG, globulina, pré-albumina e albumina. Somente 0,03% da tiroxina encontra-se não ligada às proteínas. T4 total é a concentração total de tiroxina no sangue – tiroxina ligada a proteínas + toxina livre. Já o T4 livre – que é a fração ativa do organismo – é a tiroxina que não está ligada a nenhuma proteína.

QUAIS OS EXAMES FAZER PARA UMA TRIAGEM INICIAL?

Como a adeno-hipófise (que produz o TSH) e a tireoide (que produz T4 e T3) regulam uma a outra no sistema de feedback, o ideal para uma boa triagem da funcionalidade da tireoide é dosar anualmente TSH e T4 livre – fração ativa. Uma alteração de uma das duas dosagens deve ser investigada com exames complementares, que serão definidos pelo médico a partir da alteração encontrada.

É muito importante incluir esses exames no seu check-up anual, já que você aumenta as chances de descobrir a presença de qualquer alteração na tireoide antes mesmo que os sintomas apareçam!

 Conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!