Você sabia que os cânceres de pele correspondem a 27% dos casos da doença no país? A informação é do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por outro lado, é um câncer que pode ser evitado com medidas muito simples – aquelas que todo mundo já conhece, mas grande parte ainda não coloca em prática.
Proteger a pele diariamente, principalmente no verão, deve ser uma preocupação de todos. Além disso, não há nada difícil de ser realizado. Os principais cuidados são: usar filtro FPS igual ou superior a 30, reaplicando o produto a cada duas horas ou sempre que sair da água ou suar; evitar a exposição solar entre 09h e 15h; dar preferência às roupas de algodão; usar chapéu ou boné; cuidar da saúde dos olhos usando óculos de sol com proteção UV.
Vale destacar que todos os tipos de pele sofrem com a exposição solar. É evidente que a pele branca sente com mais intensidade, mas todas precisam de cuidados. A pele negra tem mais melanina, mas ainda sim queima. É importante usar produtos adequados para o seu tipo de pele, a fim de minimizar a ação dos raios ultravioleta.
Um assunto que merece destaque é o bronzeamento. Segundo a SBD não existe bronzeamento saudável, já que o tom da pele muda por causa de uma inflamação e a tendência é que, com o tempo, haja perda da capacidade de regeneração. Por isso, o melhor horário para pegar sol é pela manhã.
FPS: o que significa realmente essa sigla?
É muito comum que as pessoas pensem que o FPS seja definido conforme a quantidade de raios solares que o protetor inibe, mas o número na verdade indica o tempo que o filtro solar mantém sua pele protegida. Imagine que sua pele sem proteção demore dez minutos para sofrer os efeitos dos raios solares. Ao aplicar um FPS 30, esse tempo aumenta para trinta vezes, ou seja, passa a ser 300 minutos. No entanto, esse fator de proteção só funciona se o filtro solar for usado corretamente: antes de expor ao sol e sendo reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver suor na pele.
Vale lembrar que os bebês já podem e devem usar filtro solar a partir dos seis meses de idade, consulte o pediatra e dermatologista!
Quando falamos em pele protegida e saudável também estamos falando de estar atento aos sinais que ela dá. Fique de olho nas pintas, manchas e mudanças de cor, formato e tamanho e consulte seu dermatologista de confiança regularmente!
Aproveitar o verão é um direito de todos, mas é preciso cuidar devidamente da pele para mantê-la bonita e saudável por muitos verões!
Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!
Deixe um comentário