Quando falamos em câncer, muita gente se assusta e acredita que é uma doença na qual dificilmente é possível a prevenção, já que existem os fatores genéticos. O câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Como se prevenir?

Evitar a exposição excessiva ao sol é a maneira mais eficiente de prevenir o melanoma e outros tipos de tumores na pele, mas existem algumas medidas de proteção – orientadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia:

– Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares;

– Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas;

–  Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas;

– Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta;

– Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre;

– Ficar atento a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;

– Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses;

– Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

Existe uma maneira correta de aplicar o filtro solar?

Muita gente aplica o filtro solar quando já está exposto ao sol, acontece com você? Pois é, mas ele deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, mesmo que esteja nublado.

Vale lembrar que familiares de pessoas diagnosticadas com a doença devem se submeter a exames preventivos regularmente, já que o risco aumenta quando há casos registrados em familiares de primeiro grau.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é assinatural-blog-GerardoTrindade.png